domingo, 8 de fevereiro de 2015

 

LIVRO UMA NOITE EM 67 POR RENATO E RICARDO CALIL

UMA NOITE EM 67 – POR RENATO E RICARDO CALIL
OBS: Eu li este livro e fiquei imaginando os festivais. Eu me lembro vagamente dos últimos festivais, acho que na GLOBO. Eu nasci em 1958 e então não me lembro de nada destes festivais. Mas os artistas que foram entrevistados eu conheço todos através de trabalhos futuros e os que eu não sabia eu fui ver na internet. Existe um filme  das entrevistas e é delicioso ver.
Espero que cada um lembre de uma musica de sua preferência. Pois estes primeiros festivais ficaram e continuarão por muito tempo a permanecer porque as musicas vencedoras e aquelas que foram cantadas pelos cantores que estão aí ou já foram pro céu, são eternas. Ninguém as esquece.
Continuo aqui, com saudades mas desanimada para escrever!
Eis o resumo!
ENTREVISTAS COMPLETAS COM OS ARTISTAS QUE MARCARAM A ERA DOS FESTIVAIS
Mas por que aquela noite dura? Em conversas com pessoas eu viveram a época vejo a facilidade com que todos voltam a discutir acaloradamente as suas preferências como se o festival tivesse acontecido ontem. E como se fosse um jogo d e futebol.
Uma noite em 67 deixa que isto continue transparecendo para quem vem depois. Entrevistando a posteriori os diretamente envolvidos nos coloca num tempo e num lugar análogos ao de quem estava exposto ao som e a fúria do momento. A noite e cheia de infernos e céus: a famigerada quebra do violão por Sergio Ricardo a virada de Caetano com alegria alegria as consagrações de Chico com roda viva de Gil com domingo no parque e Edu lobo com ponteio.
Há épocas sem grandes talentos, há épocas em que os talentos não estão visíveis. Aquele foi um momento , talvez o momento, em que os talentos eram muito grandes e estavam muito VISÍVEIS. O espetáculo, mais do que s dos seres espetaculares, era o dos seres especiais. Mesmo que ao preço do delírio, e das vaias, o espaço se abria as diferenças, que ali estavam literalmente postas a premio. Por isso tudo , é um momento inesquecível em si, a noite de 67, mesmo para quem não a viveu,
ELIS REGINA: MOVIMENTOS BRAÇAIS QUE FORAM SUGERIDOS PELO COREOGRAFO Lennie Dale. E O DESDOBRAMENTO PROCEDIMENTO MUSICAL DANDO IDEIA DE QUE A MUSICA ENTRA EM UM NOVO TIPO DE COMPASSO
BETO BOM DE BOLA DE SERGIO RICARDO- a platéia foi injusta com Sergio não o deixou cantar.Ele reagiu atirando o violão na platéia.
EDU LOBO-  tinha uma dupla nacionalidade musical carioca e nordestino em PONTEIO
VANDRE  era uma pessoa passional- de caráter admirável- o desaparecimento dele da cena musical é  essencialmente política.
ROBERTO CARLOS NUNCA IMAGINOU QUE PUDESSE SER VAIADO NA VIDA-
CHICO BUARQUE-  idolatria pelo ser humano pelo filho pelo pai pelo marido por tudo o que ele é
O grande  segredo tanto na programação  como nos artistas esta num binômio: popularidade somada ao prestígio
Costumo dizer que disparada e a musica da minha vida. Minha mãe entrou lá e abraçou todo mundo mas a mãe do Chico me deu um abraço muito tímido. Foi uma emoção ver minha mãe ali em cima do palco.  E hoje eu sei que faço parte da historia da musica popular brasileira graças a Deus sem muita banca. Eu não tenho esse negócio de dizer eu sou o maior porque maior só tem um lá  em cima. Maior é Deus do céu e nada mais.- Jair Rodrigues
Mas de qualquer forma era um pais que vivia sobre a ditadura. Nas artes e nas cultura quase não havia repressão mas havia repressão política no pais. Portanto já havia tentativa de querer ver mais do que existia em mensagens ocultas na musica no cinema. No caso de RODA VIVA e claro que tinha alguma coisa de desabafo pessoal mas era só isso. Chico Buarque

MPB4 Hoje como em 1967 a gente continua de certa forma com o mesmo objetivo: fazer sucesso. Cantar coisas que as pessoas vão gostar de ouvir e vão aplaudir.
NANA CAYMMI Hoje as pessoas se baseiam somente na inspiração para compor. Nãos se baseiam também no estudo da musica. Chega um momento em que o cara não sabe o que fazer o que tocar.
No ano de 1968 Caetano e Gil foram encarcerados e constrangidos publicamente pelos militares. No ano seguinte exilaram se em Londres. Terminava assim a trajetória  de Caetano na era dos festivais.
Não fiz analise psicanálise mas fiz outros tipos. Enfim a própria vida os filhos, a morte de um filho, os casamentos, os atares, e desatares, os quereres, os fazeres, e desfazeres. Tudo me deu mais e mais. Como e que eu podia dizer? Mas me deu mais paciência coma vida com as coisas me deu mais capacidade de tolerar, de viver as dificuldades de uma forma mais integra com a minha integralidade com o meu ser inteiro e não aquele tão dividido que eu tinha quando e Ra jovem. Hoje tenho coragem de dizer que não tenho medo da morte em uma musica. E ao mesmo tempo de dizer que também tenho medo da morte. Gilberto Gil

SERGIO RICARDO Sou uma pessoa grata. Por viver num pais como este que me deu um manancial cultural maravilhoso para que eu pudesse elaborar em cima. Só isso já valeu por tudo. Se eu tivesse nascido em um lugar árido sem cultura onde eu precisasse inventar uma teria sido uma barra.

EDU LOBO Tem muita gente que ganhou e sumiu depois. Você ganha em um momento, é uma exposição boa para você, as pessoas o reconhecem, mas o que vai determinar sua vida é o que você faz com ela depois. Com a vida inteira.

MARILIA MEDALHA Fiquei vendo a juventude das pessoas dos artistas a minha juventude a dos colegas. Todo mundo muito tímido sem dinheiro muito imaturo ainda, em matéria de palco, andar, no caminhar. Mesmo assim nos tivemos muita coragem, fomos muito caras de pau mesmo para entrar no palco assim com toda esta juventude e essa inexperiência

CAPINAN. Ainda mais na década de 1960 em que não havia esta estima, esse afago a figura do poeta,. E era uma coisa que eu queria ser( capinan começa a chorar)
NELSON MOTA em 1967 eram as pessoas certas na hora certa, no lugar certo.Ficou o fato de esse festival ser considerado o festival dos festivais. Porque reuniu as melhores musicas, os melhores compositores. Ficou para mim um orgulho de ter participado dele de ter perdido para gente tão boa”
CHICO DE ASSIS A arte só e boa quando as pessoas buscam na para estar com o artista então hoje em di a não existe isso muito de estar coma  gente. Tem muito pouco.
JULIO MEDAGLIA Como dizia Dante Alighieri nem sempre o arco pode ser mantido teso o tempo todo. A ditadura só ajudou. Deus me livre que volte pelo amor de deus. Mas quando as pessoas se sentiram pressionadas por um poder ditatorial elas reagiram com a criatividade. Quanto mais se pressionou mais se criou.
Esta ai como herança nossa essa gente toda. Realmente são anos que o pessoal diz que são d e chumbo mas em alguns momentos foram anos de ouro. FERREIRA GULLAR












This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]