quarta-feira, 31 de julho de 2013

 

A multidão carioca e o carisma do papa Francisco



 Eu vi o Papa Francisco em 2013 no Rio de Janeiro! Eu tenho 54 anos.
Eu também vi o Papa Joao Paulo II em 1980 em Belo Horizonte. Eu tinha 22 anos.
Eu apreciei a multidao de jovens andando pelas ruas de Copacana, ou entao no centro de BH para ver o Papa Francisco passar.
Eu fiquei comovida e agradecida por apreciar esta movimentaçao de gente e ver o mar de jovens  nas praias de Copacabana
E me lembrei do Papa Joao Paulo II iniciando sua homilia:QUE BELO HORIZONTE! Ao ver a multidao de jovens  na Praça hoje denominda Praça do Papa.
E me lembrei da musica JOAO DE DEUS e da musica  A BARCA.
E no Rio de Janeiro. Tornei a me comover. tantas coisas lindas que foram escritas.
Eis algumas:
O Papa Francisco teve uma palavra suave para todos. Confessou-se, ele mesmo, pecador, solidário com os erros dos outros.
Pediu que rezassem por ele.
 Aos jovens, deixou um grande mote: "Ide, sem medo, para servir." Quer que eles estejam atentos às realidades do mundo, e que não se deixem instrumentalizar por este ou por aquele caminho demagógico. Ele falou para todos, e não para mentalidades sectárias. Tudo bem pesado, talvez a sua mensagem mais forte seja a da necessidade do Encontro, para que possamos diminuir o tamanho dos nossos problemas.
 Para nós é que pode fazer bem a palavra do Papa Francisco - lúcida, serena, humana.
Durante entrevista, o Papa contou aos jornalistas que o acompanhavam o que havia na sua maleta: - Não tinha a chave da bomba atômica! Eu sempre fiz isso. Quando viajo, levo minhas coisas. E, dentro, o que tem? Um barbeador, um breviário (livro de liturgia), uma agenda, tinha um livro para ler, sobre Santa Terezinha. Sou devoto de Santa Terezinha. Eu sempre levei eu mesmo a minha maleta. É normal. Nós temos que ser normais. É um pouco estranho isso que a foto deu a volta ao mundo. Mas temos de nos habituar a sermos normais, à normalidade da vida.””
“”Nesses dias de Brasil, ele se revelou um comunicador incomparável, capaz de dizer coisas profundas na linguagem mais simples. E o que ele propõe é quase uma volta às origens da Igreja. A volta a uma comunidade autêntica, reunida em torno de uma vida sacramental que significa reviver o mistério do Cristo. Isso implica o contato direto e constante entre as pessoas. Daí se chega até o papamóvel sem vidros. Como ele disse aos jornalistas, em seu voo de retorno a Roma: "Por ter menos segurança, eu pude estar com as pessoas, abraçá-las, saudá-las, sem carros blindados. Sempre existe o perigo de que um louco faça alguma coisa, mas a verdadeira loucura é criar um espaço blindado entre o bispo e o povo. Prefiro o risco a essa loucura". Todo o Bergoglio está nessa colocação. Ele é o pastor que vai em busca da ovelha perdida onde ela estiver. É o pai que acolhe o filho pródigo com uma festa. É o Papa que diz: "A Igreja deve ser a facilitadora da fé, e não o contrário". É o Papa que diz: "Quem sou eu para julgar os gays?" E nessa coleção de posturas ele é, acima de tudo, o homem do Encontro. Encontro como troca de vida. Encontro que não divide as pessoas em amigos e inimigos, como gostam de fazer alguns regimes políticos. Neste sentido, ele é o homem do futuro. Mas não gosta que digam isso. Porque ele sabe que no presente é que se joga a eternidade.
OBS: Me perdoem por nao ter colocado os autores destas citaçoes. Foram todas lidas no jornal O Globo, nestes dias que estava no Rio de janeiro.
 
OBS2: Releiem as homilias do Papa Francisco! Voces vao gostar!
OBS 3: Releeem as homilias do Papa Joao Paulo II em Belo Horizonte em 1980. Tenho certeza que vao gostar também.Ele falou para os jovens .
E vão perceber o quanto a Igreja catolica apostolica é a mesma!
Mas o carisma que é necessario, acrescentado da simplicidade esta nos dias atuais para nos dar grandes liçoes e nos lembrar de quem é Jesus Cristo! 
 
 

quinta-feira, 11 de julho de 2013

 

O asilo de Santo Antonio do Amparo precisa de ajuda

 Santo Antônio do Amparo tem um nome abençoado.
Ele ampara os velhos no asilo Vicentino.
As pessoas que trablham por lá sao educadas e carinhosas com os idosos.
 Estas profissionais  realizam da melhor forma possivel os trabalhos que são inumeros
 Este senhor faz uma atividade com revistas velhas. Faz inumeras cestas e tambem tudo o que pode enfeitar uma festa junina. Que acontecerá em julho!
 Algumas ficam quietinhas nas suas camas. E nos seus quartos.
 
 

 Outras assentadinhas!
 Ou deitadinhas.
 Ou conversando!
 Outros em cadeiras de roda!
 Outros aguardando ser servido uma salada de frutas feita pela minha irmã Andrea.
 Outros fizeram questao de tirar foto com a acompanhante de mamae.
 Algumas gostam de ficar quietinha no seu canto
 Outros apreciaram a visita assentadinhos.
 Outras sao bem vaidosas.
 
Mas o diretor do asilo me pediu uma ajuda financeira.
La' nao ha necessidade de vestuario, nem de roupas de cama, mas de colocar azulejos nos quartos pois  alguns tem mofos.
E muitos sofrem com o frio e com problemas de pulmao.
Ha medicos e fisioterapeutas a disposiçao.
Com carinho peço oraçoes e sua interferencia!


This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]