sábado, 23 de fevereiro de 2013

 

Comadre Luzia( um pouquinho de história da mamae)


Comadre Luzia


Quando eu era criança não sabia quanta sabedoria uma pessoa simples analfabeta da roça sem viajar, era portadora de tanto saber. Comadre Luzia foi trabalhar com mamãe bem mocinha e só saiu da fazenda Guariroba quando se casou com Jose Avelino e voltaram logo depois do casamento. Um ano talvez para morarem na fazenda.

Mamãe  passou a te-la como ajudante , como já falei, bem novinha. Nesta época ela habilidosa fazia roupinhas para nossas bonecas E que lindas eram!Costurava com os fios dos panos usados para não gostar linha de carretel Zé Avelino e Luzia formavam um casal trabalhador! Comadre Luzia ajudava a mamãe em tudo. Cozinhava, gostava de plantar, e a horta de couve era de fazer inveja.
Mamãe escrevia para São Paulo. Me lembro do endereço. Dieberger, AGRO Pecuária pedindo as sementes que vinham logo e eram plantadas em um canteiros feitos de acordo com os moldes daquele tempo.Esterco de vaca misturada com terra . Um rego na terra onde corria água para aguar as plantas toda tarde.
Tinham muitos filhos: o Pedro Raimundo, meu afilhado. José hoje casado com a Gloria . Sebastião... Ficaram na fazenda Guariroba muitos anos.Nada é muito perfeito nesta família.Porque compadre Zé Avelino bebia muito e me lembro que no ultimo filho que comadre teve, ela passou inventando que veio carregada numa cama ajudado por Arnaldo meu irmão que segurava a mão da comadre e a animava ate o carro que não podia chegar a sua casa.
Com o passar dos anos os filhos deixaram a fazenda para morarem na cidade Arranjaram bons empregos e compraram casas.Comadre Luzia foi morar com uma filha. Numa viagem que fiz a Araxá a noticia de seu falecimento me abalou ,muito . Levei uma coroa de flores para ela colocando o nome de meus pais já falecidos e assisti ao enterro. Será que eu a agradeci muito o que ela fez por nós? Se não, que Deus a tenha dado o descanso eterno.

Seu filho Jose e Gloria moram numa casa confortável e cheia de plantas. E de cada uma recorda os ensinamentos da mamãe e papai para plantá-las. Vi lá feijão, roseiras, begônias, flor de ceda, e tantas outras conhecidas que me fizeram lembrar da Guariroba.
Eu conheci a comadre Luzia. Gloria sua nora foi babá de meu irmão Renato. Hoje já nao existe mais tantas comadres Luzia  no mundo atual.
Aqui em casa a gente tinha a nossa Tonha. Nossa segunda mãe que junto com mamae cuidou de nossa educaçao.
E voces tiveram também uma comadre em suas vidas?

sábado, 2 de fevereiro de 2013

 

Fazenda São João


Que saudade desta fazenda, que na minha infância pensava ser a mais linda de todas .Conforto ? Todos. Luz elétrica que era ascendiam através de botões, que ficavam dentro da espaçosa casa, todos os outros locais que estavam no pomar da fazenda como moinho, monjolo..

Hoje, olhando para trás fica na minha memória uma infância com gosto de céu.

Agora que já sou avó de cinco netos de 25 a 17 anos  e mais um netinho que nascerá neste ano de 2013,vejo o quanto me emociono muito com a vida deles, suas vitórias e passeios  estudos , tudo isto relacionado com as lembranças boas que guardo dos tempos em que freqüentávamos como crianças e adolescentes na casa da minha saudosa e querida vovó Zezé.

Não conheci o vovô Tobias porque ele faleceu muito novo com apenas 38 anos. Posso dizer, que se existe paraíso na terra, ela mora na casa dos avós. Meu avô Emidio e vovó Alice, não tenho grandes recordações, mas com certeza seria do mesmo jeito.

Como era bom ir para a fazenda São João. Mamãe e papai moravam na fazenda Guariroba mais ou menos perto da Fazenda São João. Papai não tinha carro, naquele tempo falávamos automóvel. Tio André ia a cavalo e eu me lembro de ir com ele.Tinha que passar num rio ou numa pinguela de arame. Tinha muito medo mas o meu tio inesquecível, tio André, colocava me na pinguela e me puxava pelas mãos. Lá jogávamos baralho, eu péssima para este jogo, e tio Andre mandava me levantar as cartas e não percebia que na frente dele havia um espelho por onde ele via minhas cartas. Ganhava sempre! Ficava admirada vendo sua memória  sabendo as cartas que estavam comigo Durante o dia vovó que era idosa e fazia crochê, tricô, bainhas  me ensinou a fazer crivo. Só consegui terminar aquele pano de bandeja. Nunca tentei fazer mais nada.

Os outros tio Paulo ,Otavio e José Maria eram tios que eu gostava muito . Eram também estimados pelos meus pais.

Quando eu estava na sala vovó me mostrou a blusa de seu vestido de noiva.Experimentei e ficou certinho  para mim.,Se tivesse idade para casar poderia usar que seria o maior sucesso.

O maior orgulho que eu tinha relacionado a fazenda era saber que em outras , de sobrinhas da vovó, especialmente do lado do vovô não tinham.  Da lagoinha por exemplo não tinham.Estas ,quando passavam os dias na fazenda São João queriam tomar banho toda hora... Até nas horas das refeições, eles se lembravam da banheira e deixavam a mesa  e corriam para  o banho. Nunca vi  este acontecimento que me foram passados pela Andrea, ajudante  da vovó, que sempre estava conosco.

Lembranças que guardo até hoje era ver o jardim sempre florido com tantas variedades de flores perfumadas. No alpendre havia uma trepadeira branca que só ela me encantava com florzinhas brancas muitos  perfumadas. O rego que levava água para o monjolo era todo cimentado  e a água caia em um lugar chamado trapizonga. Era um monjolo com duas peças que socavam ao mesmo tempo milho. Nunca vi este noutro lugar.

Telefone? Havia também e comunicava os moradores da Fazenda São João, São Mateus, e depois a nossa Guariroba. Vovó gostava de fartura e na despensa todas as guloseimas que fazia: goiabada, marmelada, doce de leite, pé de moleque, e biscoitos eram guardados lá. O curral cheio de vacas ,era movimentado, empregados tirando leite  que eram transformados em queijo

Com minha família crescendo, os irmãos e eu também em idade escolar fomos deixando de ir  a Fazenda São João e passávamos as férias na Guariroba.

O tempo passou e hoje vovó falecida há anos, os filhos e noras também mas a Fazenda São João está com minha tia Olga e seus filhos. Olga é pouco mais velha   do que eu e continua bonita  como quando era novinhas.

Por incrível que pareça meus filhos não conhecem aquela linda  e suntuosa fazenda, que foi palco do meu mundo de sonhos.

Hoje, só saudades, mas se Deus  me permitir vou procurar Olga e marcarmos uma visita na fazenda mais encantadora que conheço

 


Estas são palavras de mamãe. Ela escreveu sobre sua infância e juventude para que pudéssemos nos lembrar sempre do passado. Pois a história é uma delicia de ser contada. E nada como ser contada pelos nossos pais.
E vocês sabem um pouquinho sobre a infância de seus pais?
 



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]