sábado, 10 de novembro de 2012

 

Carta escrita em Braille de meu avô para meu pai


Já contei que meu avô  ficou cego.Papai já estava trabalhando no Rio de Janeiro como dentista. E vovô escrevia cartas em Braille para papai.
Papai aprendeu Braille para poder se comunicar com vovô
São cartas simples. Relatos simples.Esta carta é de 1952. Mamãe não conheceu os pais de meu avô paterno, seus sogros. Apesar de ter se casado em 1958.Mas papai contou que eles eram maravilhosos
Vovô já era adulto quando ficou cego. Primeiro ele perdeu uma vista, quando caçava veado, que era costume da época.
E a outra  vista ele perdeu  por causa de uma doença.
Veio do Rio de Janeiro  um jovem chamado  Marcelo para ensinar pro vovô Cicero a se comunicar, a andar pela casa. A fazer as pequenas coisas que ele já  estava acostumado mas que tinha esquecido por ter perdido a visão.
Marcelo  era casado e não tinha filhos. Adotou uma criança aqui da região de Minas. Mamãe conta que quando a gente se esforça e quer aprender nada impede. Ela sempre nos incentivava a estudar por causa desta jovem que perseverou por vinte anos para terminar o segundo grau. Enquanto a maioria fazia o curso a partir dos sete anos ate o terceiro normal em onze anos ela fez em vinte sem desistir. E foi uma grande educadora.
São histórias assim que a gente deve contar nas escolas. Meu primo se chama Marcelo por causa deste senhor que soube tão bem  ensinar vovô a voltar a viver bem, apesar na dificuldade de perder a visão e  também por ter sido um exemplo  de pai por adotar e saber criar.

Comentários:
Que relato lindo de amor e perseverança de seu avô e que exemplo gratificante de doação de Marcelo! Gostei muito de estar aqui!Beijos e lindo domingo!
 
✿ chica deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Carta escrita em Braille de meu avô para meu pai":

LIndas histórias e exemplos sempre tens a nos trazer. Vale para a nova turminha,não? beijos,lindo domingo!chica

Publicar
 
Que lindoooo...
Isso mostra que não podemos desistir, que temos que lutar, que pode demorar mais temos qu continuar tentando!!!
Muito fofo esse rapaz ensinar ele a voltar a fazer as coisas do dia a dia ;)
Muito bom!!! Adorei!!!
Bjs
 
Amei ler seu depoimento amiga!
Um carinhoso exemplo de amor,
e uma linda história de vida!
Abraços! Uma semana abençoada
e muito feliz pra ti.
 
Bela história!
 
Querida amiga, que post comovente este seu:pela força de vontade de seu avô, pela dedicação de seu pai e pelo magnífico exemplo de Marcelo!

Um abraço enorme, MONICAZINHA
 
Uma ternura de vida e vidas Mónica!
Lindo Pai, grande filho!
Vale a pena repartir histórias lindas assim
Nem tudo é escuridão na vida.
Adorei
Mui bjis
 
Embora certamente tenha sido motivo de tristeza a perda da visão de seu avô, com toda certeza essa história teve um final feliz já que ele com força de vontade não desistiu da vida e aprendeu a se comunicar de outra forma.

Daniel
 
Bom dia querida!

Ja estive neste post antes mas nao consegui postar o comentario. Vamos ver se hoje vai!rs

Sabe amiga, Suas historis me emocionam. Amor traduzido com simplicidade!

Como vc ja deve saber, minha mae ja nao enxerga quase nada devido ao serio problema na retina.Numa vista ela ja perdeu totalmente! No Educandário que ela frequenta para aprender a viver sem a visão, ela terá tambem aulas de braille. E agora lendo sobre esse grande exemplo, vou tentar fazer o curso pq afinal, nao so a minha mae pode precisar mas ha muitos que dependem de pessoas para se comunicarem. Perto da minha casa mesmo, tem uma que alem de nao enxergar, esta com um serio problema na voz, ainda bem que ha tempos ela aprendeu o braille!Gostaria de poder ajudá-la mas triste mesmo é nao poder enxergar, né?!


Beijos carinhosos!






 
Oi, Moniquinha

Me emocionei com essa história de vida do seu avô.
Muitas vezes a ajuda vem de onde a gente menos espera.


Tudo de bom para ti. *.*
bjs

 
Interessante seu blog.Adorei seu espaço.
Coisa de mineiro, coisas boas de serem postadas.
Um prazer.
 
Interessante seu blog.Adorei seu espaço.
Coisa de mineiro, coisas boas de serem postadas.
Um prazer.
 
Amiga sua postagem me emocionou muito
com certeza esse exemplo que deveria se contar em sala de aula.
Hoje já não existe amor entre alunos e professores
a culpa não é do mestre .
E sim dos governantes e muitas vezes vem de casa.
Feliz final de semana beijos,Evanir.
 
OI MONIQUINHA!
GOSTO QUANDO CONTAS COISAS DE TUA FAMÍLIA.
ACHO QUE NOSSAS HISTÓRIAS FAMILIARES SÃO OS PRINCIPAIS INGREDIENTES EM NOSSA FORMAÇÃO COMO PESSOA.
ABRÇS
zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

 
Minha querida Mônica,

Bom dia!!!

Bela história de superação e perseverança! Realmente deverìamos contar histórias assim às nossas crianças.

Estou com um computador novo e ele excluiu seu comentário no Sonhos e Encantos.Você poderia refazê-lo, por favor?Muito grata lhe fico, desde já.
Bjssssss,
Leninha
 
Fiquei emocionado com o post, Mónica.
O exemplo da sua saga familiar é de preservar.

Beijo :)
 
Amiga Mônica a força de vontade vence todas as barreiras.
Uma boa semana
Beijinhos
Maria
 
Olá querida Mónica,
Muito obrigada pelas suas gentis palavras.
De resto a sua sensibilidade fica bem expressa nos seus posts
Este é de uma ternura incontornável
Beijinhos
 
Nossa...que relATO LINDO E EMOCIONANTE...SÃOS INESQUECIVEIS OS ATOS QUE ENVOLVEM O CORAÇÃO...
 
OI MONIQUINHA!
VIM AQUI AGRADECER TUA IDA NO "SÓ PRA DIZER" FICO SEMPRE MUITO CONTENTE E JÁ VENHO TE RETRIBUIR.
ABRÇS

zilanicelia.blogspot.com.br/
Click AQUI

 
Minha Amiga.
Tenho notado sua ausência embora
também ando quase igual,
sempre acabo descobrindo que uma amiga
esta ausente logo vou ver como esta.
Amada,um feliz final de semana beijos,Evanir.

 
Olá, Moniquinha. Cheguei da "pausa" e já estou "arruando" pelas Gerais e outras paragens. Recuei um pouco, para ler as outras postagens e para aqui, nesta tão significativa: uma carta em Braille,de seu avô para seu pai. Ela tem um valor imensurável. Já tive uma aluna cega que copiava a matéria que eu ministrava, em Braille. Aprendi muito com ela. Incrível, seu pai ter estudado para se comunicar com o pai. Adorei, a postagem.
Beijos, amiga,
da Lúcia
 
Minha amiga passei para desejar uma boa semana e deixar um beijinho.
Maria
 
Que linda história Quinquinha! Você sempre tem muitas coisas para contar.

Beijos
 
Que testemunho comovente, minha amiga!

Abraço apertado
 
Oi Monica...obrigada pelo carinho,fico muito feliz com sua visita!!e não canso de ler o seu post sobre brAILE...É EMOCIONANTE!!!
Uma boa semana...
monica
 
É uma história muito bonita que deve ser contada de geração em geração.

Prazer em conhecê-la.
 
Oi minha querida!

Hoje passando rapidinho apenas para matar a saudade e agradecer o carinho que tens deixado la no meu blog!
Obrigada viu!?

Beijos!
 
Gostei muito de ler...
um beijinho, boa semana
cecilia
 
OIe... lembra de mim ainda???
voltei!!!
Aos poucos vou contando os acontecidos.... passa la n blog depois, tem atualização!
E vamos colocando os assuntos em dia, tá~? um bjooooooo...
 
OIe... lembra de mim ainda???
voltei!!!
Aos poucos vou contando os acontecidos.... passa la n blog depois, tem atualização!
E vamos colocando os assuntos em dia, tá~? um bjooooooo...
 
Oi, Moniquinha!
Vim trazer-lhe um apertado e sentido abraço, pela notícia
do falecimento da senhora que você considera uma segunda mãe,
por ter vivido tantos anos ao lado de sua mame, ajudado a criar os
filhos e ainda permanecendo na casa como um membro da própria família.

Um afetuoso beijo,
da Lúcia
 
A bondade e perseverança sempre nos inspiram!! Sua mãe usou um exemplo que era visto por todos e isso realmente nos dá motivação. Existem pessoas que estão longe de nossa visão e não servem muito ao propósito de educar, pois essa distância pode não tocar o coração. Grandes exemplos você teve, Moniquinha!! Beijus,
 
Mônica querida,

Belíssimos exemplos de fé e tenacidade, em sua família e neste rapaz tão abnegado que cuidou de seu avô.
Muito lindo ver que seu pai aprendeu a escrever em braile para se comunicar com o pai.

FELIZ NATAL!!!
Bjssssss,
Leninha
 
COMO ASSIM NAO SABE FAZER VERSO MONIQUINHA!?

Eu só sei que eu nao sei fazer versos,
mas voce com seu toque de amizade,
de carinho de felicidade de belas palavras
só posso dizer que voce
é a pura poesia em uma pessoa.

Obrigada minha doce amiga pelos lindo versos que fara parte desse meu post de homenagem aos amigos poetas da vida tal qual é voce!

Beijos carinhosos!





 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]