sábado, 7 de janeiro de 2012

 

Para quem será que vovò Zica rezava neste Oratório?

 Este oratório ficava na Fazenda Guariroba, onde moravam meus avós maternos.
Um dia papai chegou de Araxa e trouxe o oratório com todos os santos que tinha dentro.
No principio mamãe ficou brava, dizendo que era para deixar lá na Fazenda porque vovò rezava para os filhos e irmãos nele.
Mas depois mamãe mesma passou a rezar.
Mas será pra quem mamãe e vovò Zica rezavam? Vou tentar adivinhar
No fundo uma gravura de Tobias . Então vovò rezava para seu filho Tobias e mamãe para seu neto Tobias.
 Um pequeno crucifixo?
Vovò deveria pedir para os filhos e irmãos e mamãe deve ter feito oraçoes para os filhos e netos.
 Um grande crucifixo! Com Jesus pregado na cruz com o semblante da semana santa.
Penso que vovó rezava sempre aqui porque ela ficava varios meses na Fazenda sem ir a missa ,mas rezava o terço diariamente em frente ao oratorio.
E a primeira coisa que fazia quando chegava em Araxa era se confessar.
E mamãe nao precisava de substituir orações por missa, mas deve ter feito muito pedido para os filhos crescerem sadios e honestos.

 O Sagrado Coração de Jesus é uma devoçao de vovò Zica.
Ela tinha além de tio Tobias, os outros filhos: Mamãe Maria Alice, Arnaldo, Elizabeth, Jose Orlando, Lourdinha, Terezinha, Antonio Carlos, Rosa Maria,e um anjinho Maria Inês.
Deve ser para eles que vovò rezava.
 A medalha de Nossa Senhora das Graças, deve ser para que Nossa Senhora nos cobrisse com seu manto protetor tanto para os filhos como os netos para ambas mamães: vovò Zica e mamãe Maria Alice
 Medalha milagrosa é uma devoção também de vovò Zica que frequentou o Colegio das freiras que eram francesas e mamãe as dominicanas que tinham a mesma devoção.
Amas deveria fazer seus pedidos e agradecimentos a Nossa Senhora.
 No oratorio também tinha algumas orações: De Santa Monica e do anjo Raphael.
Acho que foi mamãe que colocou porque tenho um sobrinho Raphael, mas ao mesmo tempo poderia ser vovò Zica que colocou a oração de Santa Monica porque sou a primeira neta dela.
 Um anjo da guarda com uma oração de cura . Deve ser para os parentes doentes e para abençoar as crianças da Familia.
E no final algumas fotos: de Elisa, Homero, Renato, e do neto Raphael.
E uma oração de uma santa. Será Bernadete? Não  sei!
Então não tinha as fotos de  Andrea, Marilia e  Minha.Nem dos netos, Tobias, Afranio, Lucas e Thais.
Talvem nem tivessem nascidos.
Papai sempre dizia quando perguntava de quem ele gostava mais. Ele respondia. De quem estava doente ou precisasse de suas orações.
Então penso que mamãe não colocou as fotos de quem ela achava que não precisasse de orações naquela época.!
OBS: Mamãe continua hospitalizada mas melhorando a cada dia. Vamos esperar a alta para talvez dia 10.
Fiquem com Deus como dizemos no interior!

Comentários:
Oi Mônica,

vim te desejar um 2012 iluminado, cheio de saúde e paz!

Acabei lendo todo o seu post. Memórias e histórias que guardamos de nossas mães e queridas. Verdadeiras guardiãs de suas famílias. Valores que recebemos naturalmente.

Grande abraço
 
Mónica,
Espero que a sua mãe se restabeleça rapidamente.
Um beijo e o desejo de melhoras.
 
Que lindo oratório, querida Mônica! Como está sua mãezinha? Um beijos, saúde para ela e para vocês todas em 2012! (Pra mim também!)
 
Tinhamos um grande oratorio quando moravamos num sitio no interior do Paraná rezavamos todos os dias e também tinha romaria para Aparecida do norte. Seu post lembrou sempre me lembro dele quando caminho por aqui é o talentoso e generoso Milton Kennedy ai de Alfenas seu mais recente poste sobre o O Envangelho no Lar. Espero que sua mãe se recupere bem rapidinho tudo de bom em tudo!
 
Se a sua avó rezava o terço todos os dias diante do oratório, dava tempo de se lembrar da família toda! Mas fiquei curiosa com Tobias. Se não tinha fotos dele, como sabe que rezavam por ele? Alguma razão especial?
Moniquinha, quando criança participei de muitas novenas e na cidade que agora moro, não existe esse costume. Até mesmo o pároco é avesso a dar às caras e vivem, padres e freiras, numa espécie de clausura social. A meu ver, não cumprindo seus deveres religiosos, mas enfim, os tempos são outros e não podem reclamar da falta de fiéis.
Fique com Deus, Moniquinha!! Beijus,
 
Que lindo oratório e são verdadeiras relíquias. Que tua mãe esteja bem! beijos,chica
 
Oi querida...tomara que sua mae esteja bem!!!!
Eu amei esse oratório!!!! Bem lindo!!!!
Beijo
Helena
 
Mônica,

Embora atrasado, desejo-lhe um Feliz 2012, Que todos os seus projetos sejam executados.

Beijos.
 
Mônica.
Suas histórias e de sua família são fantásticas.
Guardam parte da história e dos costumes do nosso país.
Parabéns pela riqueza de informações e de objetos que este blog nos proporciona.
Feliz 2012.

Daniel
 
Oie,passei pra conhecer e adorei seu blog... estou seguindo, me segue de volta?
Um bjoo pra vc

Vanessa

vidademulherprendada.blogspot.com
 
Oi Moniquinha!!!

Estou de volta das férias e aos poucos vou visitando os amigos...li suas postagens desde o meu último comentário e me encantei com seus presépios,seu Natal,seu amigo oculto dos primos e com as fotos da família e,principalmente de sua doce mãezinha...espero e peço a Deus que ela esteja bem e de volta para os seus.Um grande beijo para ela.
Lindo o oratório de sua família,amiga...é uma bela tradição esta de se rezar o terço todos os dias nos oratórios...minha sogra tinha este hábito e hoje os seus santinhos estão às moscas pois a sobrinha de meu marido que herdou a casa não tem este hábito...e ninguém pode retirá-lo da casa pois ela não admite.
Temos também um na casa da praia...este foi de minha mãe e sempre fazemos nossas orações,lembrando minha mãe,muito devota.
Lindas as suas postagens,amiga.
Bjssssss,
Leninha
 
É sua amizade que desejo lembrar para sempre e estará sempre em meu coração,
mantendo-nos aquecidos, fortalecidos e segura de que nunca estarei sozinha.
E é assim que eu guardo você
Minha linda Amizade.
E é assim que eu quero guardar...
Como alguém que estará longe, mas sempre lembrará de mim.
Obrigada pelo carinho nesse um ano de Viagem comigo.
Obrigada por estar do meu lado sempre sem notar meus defeitos
me aceitando como sou.
Sei que deixo muito a desejar em responder a sua visita
mais tenho cada amigo e amiga no coração.
Me perdoe por levar uma unica mensagem para visita
infelizmente minhas mãos não ajuda .
Porem me sinto feliz e recompensada por quase todos entender minha situação embora infelizmente
existe aqueles que não entende e me critica através de email sem a menor noção da minha situação.
Já fiz varias postagens o porque ..Ao receber esse comentário
se não souber por favor me informe no meu blog ,pois
recebi 3 email maldosos de hontem para hoje.
Me sinto triste e humilhada quando isso acontece isso ainda dara motivo para mim
tirar do ar todos os meus blogs.
Desculpa o longo comentário mais foi necesario....
Na postagem tem uma presente desse dia que deveria ser tão feliz para mim
ficarei feliz em encontra-lo no seu blog.
Obrigada ,Deus esteja com todos nos nessa jornada
que Deus me permita estar contigo por mais algum tempo ainda.
Beijos e carinhos.
Evanir
 
Moniquinha

Que lindo o oratório e como gosto de anjinhos.
Estou aqui em oraçãoo para que sua mamãe já esteja em casa. Hoje é dia 12 e tenho certeza que já está cercada por todos você.

Beijos no seu coração
 
Monica, passei pra dar uma atualizada. Achei maravilhoso este oratório.
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]