domingo, 27 de fevereiro de 2011

 

Carta de 1935 contando um pouco de História

Personagens: tia Elza, tia de minha mãe Maria Alice. Viveu 101 anos e guardou estas cartas.
Tio Lauro era tio da tia Elza
Ele era médico, irmão de: vovó Alice e da tia Yaya.
Yaya era irmã de vovó Alice e do tio lauro
Mário era irmão da vovó Alice e do tio lauro
Alice e Emidio eram os avós de mamãe e pais de tia Elza
Ciro, Moacir, Polibio, Dalmo, Geraldo e Everardo eram irmãos do vovô Tonico
Não enviou abraço pro vovô  Tonico porque ele já tinha saído de casa pra estudar .


Tio Lauro participou da revolução Paulista. Ele cita a data de 9 de julho de 1935.


 Um pouco de informação: A revolta comunista de 1935

Em março de 1935 foi criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização política cujo presidente de honra era o líder comunista Luís Carlos Prestes. Inspirada no modelo das frentes populares que surgiram na Europa para impedir o avanço do nazi-fascismo, a ANL defendia propostas nacionalistas e tinha como uma de suas bandeiras a luta pela reforma agrária. Embora liderada pelos comunistas, conseguiu congregar os mais diversos setores da sociedade e rapidamente tornou-se um movimento de massas. Muitos militares, católicos, socialistas e liberais, desiludidos com o rumo do processo político iniciado em 1930, quando Getúlio Vargas, pela força das armas, assumiu a presidência da República, aderiram ao movimento

Vamos aprender mais  um pouquinho!

Com sedes espalhadas em diversas cidades do país e contando com a adesão de milhares de simpatizantes, em julho de 1935, apenas alguns meses após sua criação, a ANL foi posta na ilegalidade. Ainda que a dificuldade para mobilizar adeptos tenha aumentado, mesmo na ilegalidade a ANL continuou realizando comícios e divulgando boletins contra o governo. Em agosto, a organização intensificou os preparativos para um movimento armado com o objetivo de derrubar Vargas do poder e instalar um governo popular chefiado por Luís Carlos Prestes. Iniciado com levantes militares em várias regiões, o movimento deveria contar com o apoio do operariado, que desencadearia greves em todo o território nacional

 E  para finalizar:
Destarte, verifica-se que a influência da IC no levantamento realizou-se estritamente dentro dos termos das tendências políticas autoritárias e burocratizantes do stalinismo, o que determinou que o movimento tivesse as características de uma conspiração militar típica, com pouca ou nenhuma articulação de base com as massas populares: daí os trotskistas brasileiros denominarem o movimento de putsch (golpe militar) de 1935.

Eis a tradução da carta:
Elza
Os acontecimentos de São Paulo impeliram me de responder há mais tempo a sua estimadíssima cartinha .
Tanto ela me agradou que fico na expectativa de não ser a ultima.
Elza, há ocasiões em que as preocupações apesar de não vos tomar materialmente todo o tempo, determinaram um estado particular de aborrecimentos que é contagioso, mesmo por carta. É o meu caso.
Agora há ainda a vantagem de algumas novidades sobre o movimento revolucionário constitucionalista de São Paulo. Já se notava antes de 9 de julho, certa agitação, inquieta, apelos de mineiros aqui residentes a mineiros ,de baianos a baianos.
Chegada sensacional a João Neves de Fontoura adesão de outros vultos políticos. Etc. A P R A X tornou se sinônimo de mentira e ninguém mais a ouvia por proibição policial . Em todos os municípios paulistas se construíram campos de aviação , o voluntariado era uma onda irresistível.

2 alguma coisa de novo no ar. São estes os sinais que no interior despertava a atenção mesmo dos preocupados . Entretanto a guerra foi uma verdadeira bomba . Aqui passou logo depois um emissário de São Paulo para conversar com o KLINGES por um avião militar, em Mato Grosso.
São Paulo ofereceu um aspecto interessante : todos se manifestaram passivos de uma grande exaltação patriótica . O M M D C tornou se uma potencia auxiliado e amparado por todos os municípios , os batalhões voluntários de Piratininga .
E 9 de julho se formaram da elite paulistana , as empresas e rádios transmitiam a todas os pontos diversos patrióticos em todos de estilos.

3-Apelos de mineiros aqui residentes, a mineiros, de baianos a baianos. Chegada sensacional de João Neves da Fontoura. Adesão de outros vultos políticos, etc. A. R. A. X. tornou se sinônimo de mentira e ninguém mais a envia por proibição policial em todos os municípios paulistas se construíram campos de aviação.; O voluntariado era uma onda incessível. Advogados, engenheiros, capitalistas recebiam instrução militar ao lado de operário , agricultor.
Enfim não se admitia de forma alguma a derrota,. Pessimismo era igual a desatino .Passível de castigo. Eu verdadeiramente diante de tudo isto só via a realidade de uma guerra.

4 Civil O Sinhô se alistou no Piratininga 3 dias depois da declaração de guerra. Era um paulista entusiasta.
Eu aqui em um comício fui obrigado a falar e um amigo deu me a palavra. Aconselhando a todos a partir.
A minha vida era ouvir radio ate tarde. PRAO e PRAR e PRAX ocultamente. E assim se passou um mês.
E aflitos neurastênicos acabei verificando que só uma solução havia: era ir e fui. Disposto a tudo oferecer os meus serviços profissionais a SSAD superintendência dos serviços auxiliares da saúde
Como 1º. Tenente medico fui requisitado para Lorena .. De lá recuei para Aparecida, de Aparecida para Tuida onde ficamos até o fim da luta.

5 Além dos inconvenientes próprios do tempos de guerra como a adaptação a bóia e a cama e mesmo aos companheiros nada de importante me aconteceu .
Em Aparecida a vida foi mais agitada . Diariamente, enquanto lá estivemos éramos visitados por aeroplanos de caça e bombardeio.. Não sei porque o fato é que não me impressionei muito ao contrario de alguns companheiros e nem o bombardeio foi de eficiência material. Devemos dizer que a São Paulo não faltaram entusiasmo nem soldados.
Completando estas noticias segue hoje uma carta a Yaya para satisfazer a curiosidade. Basta um pouco mais de trabalho. Recebi umas cartas do Mário pedindo noticias detalhadas e como as..

6-primeiros foram menos minuciosos venho com esta satisfazer a todos . Assim peço lhes mostrar esta aos nossos e ler a de Yaya que é a 2ª parte .
Eu tive prejuízos com a revolução . Estou a espera de resolver pelo menos alguma coisa aqui do que tenho a receber.
Dentro de dois meses pretendo sair de qualquer forma Reconheço que estas idas assim tão definitiva nem sempre são as melhores e me explico melhor dizendo que ainda não sei para onde ir.
Será uma grande cartada que espero me sair com o meu conhecimento de vida .Isto não é orgulho e nem convencimento , eu mesmo não sei bem o que é.
Aqui neste cantinho vão um forte abraço e muitas saudades de:.
Alice ,Emidio, Cyro, Moacir, Polibio, Dalmo, Geraldo e Everardo. E para você também.

Lauro

VOCÊS GOSTARAM? TIO LAURO ERA GÊMEO DE TIA LAURA.
 ERA CASADO COM LACI E TIVERAM DOIS FILHOS LUCI E LAURINHO.
E agora não sei mais nada porque mamãe está dormindo e não pode me responder.
Dedico este blog ao meu tio Tonho que  é especialista em parentesco e ao meu irmão Renato que me pede sempre pra colocar estas cartas por aqui..
E a todos os professores de História e Geografia.
Este texto daria uma aula bem gostosa!



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

 

Sininho a personagem da história Peter Pan e minha amiga Jacque

Hoje eu quero lembrar do flme Peter Pan.

 Sininho (em inglês: Tinker Bell) é uma personagem fictícia na obra e no livro de James M. Barrie.


É uma fada travessa, mas leal acompanhante de Peter Pan. Em uma famosa cena, Sininho morreria se uma quantidade suficiente de pessoas não acreditasse em fadas. O seu maior sonho é "ter o tamanho de um ser humano normal, para poder abraçar Peter Pan", por quem é platonicamente apaixonada. Depois da versão filmada animada de 1953 de Disney, Sininho se converteu em figura representativa da Walt Disney Company, aparecendo em comerciais e introduções de programas, espalhando seu pó de fada com sua vara de condão. Apareceu na série de videojogos Kingdom Hearts como uma amiga que Sora pode convocar em horas difíceis.



Apesar de ser uma lenda urbana que Disney tenha moldado o personagem animado em semelhança a Marilyn Monroe, a atriz Margaret Kerry foi a verdadeira inspiração para os animadores criarem Sininho.

Sininho fazia parte da franquia Princesas Disney, partir de 2005 foi retirada dessa franquia e passou a ser a protagonista da franquia da Disney Fairies, composta por livros, revistas e filmes, o primeiro dos quais é Tinker Bell (2008).
 Mas a responsável por me lembrar do Sininho é:
Jacque: Ela tem muitos blogs. Cada um mais divertido que o outro.

Vidas e Estilos
Ser Poeta
A Casa Da Fada
Jardim Das Borboletas - Vintage
Jardim Secreto Das Fadas
Sonhos E Cores
BRILLO DE LUNA
Sentimentos
Borboleta Azul - Imagens Decoupage
Soñando Con Margaritas
Água De Rosas - Minhas Montagens Gráficas





E agora quem vai me ensinar a colar de fora deste espaço?
Eu tinha aprendido mas esqueci.

Minhas férias eram uma delicia ao assistir a Seção da Tarde na Globo e os filmes.
Tinha um musical  lindo!. E na história uma fada queria namorar um moço.  Faz de tudo para atrapahar o casal de namorados.Mas no final apareceu uma fadinha masculino  para namora-la.
Mas tentei lembrar o nome do musical e não consegui. Só sei que era um filme americano.
Minhas irmãs já conseguiram varios filmes antigos que eu queria mas este sem nome e sem muita referencia elas não encontraram.
Obrigada Jacque por estar sempre perto de minha maior amiga. Eu torcia para Sininho sempre. Queria que Peter Pan terminasse com Sininho.
Foi com muita alegria que vi estas imagens infantis mas que permanecem conosco até hoje.
Hoje dedico este blog para Jacque e para todos que gostam de filmes infantis.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

 

Comemorando o aniversário das gêmeas em Foz do Iguaçu

Dia 14 de fevereiro foi aniversário das gemeas. Minhas irmãs caçulas. Sou oito anos mais velha que elas.
Fomos passear neste Brasil maravilhoso!
 Vejam que espetáculo. Foz do Iguaçu;
Papai foi lá há muitos anos e disse que era o lugar onde se podia ficar mais perto de Deus aqui na terra.
 Primeiro fomos nas Cataratas do lado Argentino
 
 Andréa e eu não ficamos com medo. Porque é tão grandioso que a gente fica sem palavras.
Agua, água, água.Tantas que só a musica Planeta água para descrever.
 
 E a gente atravessava devagarinho para podermos apreciar bem de pertinho.
E quando fomos no outro dia do lado do Brasil. Vejam que vista!
 E ainda podiamos apreciar a travessia dos outros turistas
 E antes de entrarmos no elevador vimos uma aranha.
 
 Marilia e eu apreciando a beleza da Cachoeira do lado Brasileiro
 Agora estamos a caminho de passeio radical. Foi delicioso e divertido. Vimos como os turistas japoneses, americanos, alemães. Asiáticos ou europeus adoram a nossa terra abençoada por Deus e bonita por natureza.
Ficamos molhadinhas e nos divertimos como crianças.
 
 Fomos comemorar o aniversário no dia 13 de fevereiro com uma deliciosa massa.
 
Parabéns minhas irmãzinhas. Voces continuam sendo a nossa caçulinha.

E aproveito para desejar muitas felicidades para o Daniel. Ontem, dia 20 de fevereiro foi seu aniversário.
Desejo a ele muitas alegrias e muitas festas junto de suas duas garotas de olhos azuis.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

 

Um momento de agradecer: Música a Montanha de Roberto Carlos

Pedir e recebereis. Todas as novenas e orações tem esta parte. E agradecer?
A gente quando consegue uma graça esquece.
Pois hoje eu vim agradeder 'a Deus pelas graças alcançadas
Por Afranio está na Universidade Federal  de São Carlos. Irá cursar engenharia Civil
Pela Thais está na PUC em BH: irá cursar Odontologia
Pelo Raphael ter formado em Engenharia Civil
E ainda tenho muito que agradecer porque cada dia acontece algo novo na vida de meus sobrinhos, de meus amigos e de minha familia
 
 Mas quero agradecer também a todos que rezaram por Raphael.
Milagres acontecem e esta semana Raphael precisou ser
 operado ao pular em uma piscina e quebrado duas vertebras.
Agradeço ao médico,e a sua equipe  que realizou esta cirurgia e por  Rphael já está em casa.
Agradeço a todas as orações e peço que me ajudem a agradecer a Deus.
Agradeço também a interceção de Nossa Senhora e de todos os santos.
Os amigos de Jesus foram chamados por nós e eles nos atenderam prontamente.
Eu amo O Roberto Carlos por causa de suas musicas.
Então vejam que beleza de letra,  algumas vezes ,esquecida, mas sempre lembrada por aqueles que sabem dizer: Muito Obrigada!
 

A Montanha


Eu vou seguir uma luz lá no alto eu vou ouvir

Uma voz que me chama eu vou subir

A montanha e ficar bem mais perto de Deus e rezar

Eu vou gritar para o mundo me ouvir e acompanhar

Toda minha escalada e ajudar

A mostrar como é o meu grito de amor e de fé

Eu vou pedir que as estrelas não parem de brilhar

E as crianças não deixem de sorrir

E que os homens jamais se esqueçam de agradecer

Por isso eu digo: Obrigado Senhor por mais um dia

Obrigado senhor que eu posso ver

Que seria de mim sem a fé que eu tenho em Voce

Por mais que eu sofra, Obrigado Senhor mesmo que eu chore

Obrigado Senhor por eu saber

Que tudo isso me mostra o caminho que leva a Voce

Mais uma vez Obrigado Senhor por outro dia

Obrigado Senhor que o sol nasceu

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelas estrelas

Obrigado Senhor pelo sorriso

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Mais uma vez

Obrigado Senhor por um novo dia

Obrigado Senhor pela esperança

Obrigado Senhor agradeço Obrigado Senhor

Por isso eu digo: Obrigado Senhor pelo sorriso

Obrigado Senhor pelo perdão

E OBRIGADO SENHOR POR ESTAR AQUI CONOSCO
TODOS OS DIAS DE NOSSA VIDA, AJUDANDO NOS A SUPERAR A TRISTEZA E A REALIZAR MILAGRES NO NOSSO DIA A DIA.
E  A TRANSFORMAR NOSSA VIDA  EM MOMENTOS ALEGRES ,  PARA PODERMOS AGRADECER. E CONTINUARMOS A TER FÉ.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

 

Parque das aves em Foz do Iguaçu

O Parque das Aves é um parque particular, criado em 1994. Conta atualmente com uma trilha calçada de 1500 metros, por entre as árvores nativas, está situado próximo as Cataratas do rio Iguaçu, no Estado do Paraná. Possui 900 aves de 130 espécies, vindas de todos os continentes e 10 espécies de borboletas além de uma área de répteis, constituindo assim um passeio inesquecível para todos os visitantes.

 Foi Deus que fez o céu,

O rancho das estrelas.


 
 Fez também o seresteiro

Para conversar com elas.


 Fez a lua que prateia

Minha estrada de sorrisos
E a serpente que expulsou
Mais de um milhão do paraíso


 Foi Deus quem fez você;

Foi Deus que fez o amor;
Fez nascer a eternidade
Num momento de carinho


 Fez até o anonimato

Dos afetos escondidos
E a saudade dos amores
Que já foram destruídos


 Foi Deus!

Foi Deus que fez o vento
Que sopra os teus cabelos


 Foi Deus quem fez o orvalho Que molha o teu olhar. Teu olhar...Foi Deus que fez as noites


 Foi Deus quem fez o orvalho

Que molha o teu olhar. Teu olhar...
Foi Deus que fez as noites


 Foi Deus que fez as aves
 Foi Deus que fez a natureza
 Foi Deus que fez a gente percebe-la
 E nós devemos agradecer por tudo!
 Por ter a oportunidade de realizar tão belo passeio
 Agradecer a Deus por saber apreciar
Agradecer todos os dias a Deus que nos criou e ao mesmo tempo criou os animais para poder embelezar e enfeitar o nosso Brasil.

Coloquei esta leta Foi Deus que fez voce de Luiz Ramalho
Para poder agradecer este passeio delicioso na companhia de minhas irmãs Andrea e Marilia.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

 

Recibo de dote dos meus bisavós paternos

Eis o recibo de 1901:
Recebi de meu sogro  Sr Antonio Chaves de Magalhães  a quantia de 3.000,000 tres centos de reis de dote que deu a minha mulher e sua filha Alice ,por ter recebido a quantia comunico para todo tempo e constar firmo presente
Oliveira  06 de 1901.
Voces sabem o que é um dote?
Pois então. Minha bisavó para poder casar com meu bisavô ( pais de meu avô Tonico que era pai de mamãe) teve que oferecer um dote para o marido.
E sua filha , minha tia avó Elza, guardou  o recibo porque ela faleceu com 101 anos.
E hoje está nas nossas mãos.
O que dizer?
Que este documento  não existe mais nos casamentos.
Mas será que ainda existe algum casamento  realizado por determinação dos pais?
Conta a história que vovò Alice conheceu vovô Emidio por uma fresta da porta.
E viveram felizes tendo oito filhos, sete homens e uma mulher.
Dentre eles o meu vovô Tonico pai de mamãe.
Meus bisavós se casaram em Oliveira e foram morar no Espirito Santo, em Alegre e depois foram para Araxá.
Depois eu conto esta historinha.
E uma pena  não saber escrever de maneira linda como a Nina conta e desenha.
Um dia eu peço pra ela !

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

 

Primos primeiros em dia de festa

No Natal de 2010  festejamos na casa dos meus primos primeiros filhos de minha madrinha Zilá.
Os Carrara como são chamados na nossa cidade mineira.
E eles adoram fazer um clipe anual.
Este ano o tema foi manias:
Então resolvi também enumerar suas manias , qualidades e virtudes:
 Ronaldo tinha muitas qualidades: hoje ele está cultivando as no céu, junto de Deus.
Falar era compleamente fácil, expressando opiniões com gestos e atitudes em todos os lugares até jogando truque.
Mary sua esposa consegue nos fazer estar mais perto de Ronaldo através de gestos e atitudes agradáveis.

 Cicero e Dulce um casal que sabe ser companheiro e fazer companhia. Uma companhia qiue ninguém fica sem sorrir perto de ambos.
 Cultiva o hábito de ser amigo  ao lado dos irmãos Evandro e Tales e do primo Pedro Márcio
 Evandro tem por virtude ser agradável e alegre. Irradiando o bem por toda a Familia. Meirinha é a prima amiga que tem sempre uma palavra de elogio.
 Marcelo é o afilhado de papai e por isso  herdou um coração espetacular. Ao lado de Junia transmite para minha mamãe  uma grande alegria quando envia os bordados para ela continuar.
 Marcelo e o primo Pedro Marcio realizando uma das virtudes: ser brincalhão nas pescarias
 E o Flávio, aquele que sabe descobrir  nas roças diversos tipos de flores e frutos além de jogar com os irmãos Evandro e Tales.Participa de todas as nossas festas com Isa a prima que todos gostariam de ter por amiga por causa de sua doçura e tranquilidade.

 Tales além de ter quase a mesma idade minha, tem a sabedoria da boa convivencia. Ao lado de Filó consegue estar de bem com a vida sempre.
Sorrindo para sempre!

 Tomando um bom copo de Guaraná?!
 Pesacando no Rio Jacaré.
 E as primas?
Maria Elisa só nos deixou com o  aperto da saudade.
Por onde andava só me lembro da palavra sorriso
 Onde estava  ela cultivava   palavras como Bondade, solidariedade e amizade.
Neste dia era meu aniversário e na companhia de Marlene e Eneida só reinava a alegria.
 Marlene sempre teve em minha vida atitudes de solidariedade. Já tomei  muitos sucos e lanches quando estudava na PUC.
 Vania foi a nossa grande companheira nas praias em Guarapari. Um tempo onde  a peixada era o prato preferida pela criançada  em sua residência. Antônio Carlos era o melhor companheiro de papai , animado como Vania.
 Olhem alguns herdeiros. Vou deixar para os primos contarem quem são.
Não consegui nenhuma foto da Tania, mas não a esqueci.
O que nos encanta em Tania é a virtude da Sabedoria.
Herdou do meu padrinho, Ele foi  um grande dentista e  minha madrinha, uma grande educadora.

 E aqui alguns dos dez Carraras , junto com papai na maior farra e algazarra nos oito dias de pescarias anuais em Piarapora.
O que dizer sobre meus padrinhos?
Madrinha Zilá e padrinho Carrarinha.
Voces  deixaram para nós a maior herança que uma afilhada pode ter: a amizade destes primos e primas tão maravilhosos.!
Vocês que estão pertinho de Deus não esqueça de pedir que nos abençoe diariamente

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]