quinta-feira, 28 de outubro de 2010

 

Livro Encontro com Deus escrito pela minha amiga Valéria Martins

Gente! Eu tenho uma amiga escritora! Ela é carioca como eu.
Eu li este livro com uma alegria diferente!
Eu adorei! Valéria entrevistou diversas pessoas sobre como se relacionam com Deus.
Ficou um relato muito gostoso.

Eu não sei o que aconteceu que desapareceu o que escrevi.
E como não faço rascunho, fica só um lembrete.
Estarei no Rio de Janeiro até terça feira
com carinho MOnica

Vou escrever novamente algo sobre o que li do livro:
FREI BETO MINEIRO ESCRITOR Adquiri um gosto muito grande pelo dialogo pessoal e intenso com Deus . E uma coisa que em marca ate hoje porque não é um Deus lá em cima, e um Deus dentro de mim. Santo Agostinho diz que Deus é mais intimo a nós que nós a nós mesmos. Todos somos morada de Deus.
ANGELO ANTONIO ATOR MINEIRO DE CURVELO-Deus é para mim uma sensação de ferro em brasa.
CARMEM TEREZINHA MAYRINK VEIGA CONSULTORIA DE MODA a MINHA RELIGIOSIDADE A MINHA FÉ vêem da minha infância. Portanto minha primeira idéia de religião não foi de um único Deus mas de Nossa Senhora a mãe de Jesus. Deus é pai. No dia em que estou muito exausta acorda e falo: Deus segura a minha mão e me leva. Eu me entrego a ele total e absolutamente.
MARTHA GARCIA INSTRUMENTADORA CIRURGICA APOSENTADA A fé é um dom que Deus nos dá e quanto mais nós a exercemos mais ela cresce e se fortifica.

E agora como é o nosso encontro com Deus?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

 

Percorrendo a Fazenda São João e sua história e algumas leituras

Na fazenda São João, no municipio de Araxá , moravam vovó Zezé e vovô Tobias, pais de minha avó Zica, mãe de mamãe.
Contam que era muito bem construída . Naquele tempo , coisa rara, luz elétrica, telefone e água encanada.
Li os anos 40 de Rachel Jardim e coloco a parte que mais gostei:
O que mudou agora, não é o que está fora de nós, é o que está dentro. Não olho mais para o céu, as árvores, e as montanhas com a mesma intensidade como a esperar alguma resposta. Resposta não há. Não pintou meu retrato, mas o dele pintou se em mim. Não faz mal. O esquecimento ainda é memória. Passou a vida rompendo cadeias.Mas se “mesmo tudo não é nada...”

Em 1918 meus bisavós vovó Zezé e vovô Tobias. Ele faleceu muito novo deixando vovó com sete filhos.
Também aproveito para contar sobre o livro Inventário do Inútil por Elias José:
Acho que passou o tempo de protestar e virá para nós um tempo de construir. Aprendi que caminho nenhum é diferente, todos acabam num mesmo lugar. E se a gente não colocar uma razão, um calor no que fazer. Não há possibilidade de vitória. Assim sem enfeites confio e espero: qualquer caminho terminará em minha porta.

Vovó Zezé, do jeitinho que me lembro dela. Era minha madrinha de crisma. Naquela época em 1958 podia crismar e batizar ainda nenê.
E por fim li Recordações do Escrivão Isaías Caminha por Lima Barreto
Eu era uma árvore cuja raiz não encontra mais terra em que apóie e donde tire vida , era como um molusco ,que perde a concha protetora e que se vê a toda hora esmagada pela menor pressão. E de santo o que ele faz, é de sábio o que ele diz. Eu não tinha sabido arrancar da minha natureza, o grande homem que desejava ser: abatera me diante da sociedade, não soubera revelar me com força ,com vontade e grandeza
OBS: Espero que tenham gostado dos livros. Eu indico todos. Apesar de ser livros lidos por minhas irmãs na época do vestibular na década de oitenta. Mas quando queremos ,encontramos algumas belas lições de vida.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

 

Minha casa e de minhas amigas

Até que enfim chegamos na nossa última etapa do passeio a pé por nossa cidade. Esta é a minha casinha. Aliás nossa, porque é de meus irmãos também. Tem mais de 100 anos. Trocamos o telhado, arrumamos o forro , que é de madeira, e estava carunchado. Algum tempo atrás trocamos o piso que é de tábua, mas agora só foi necessário sintecar.
Ela é de pé alto, conhecem este termo?
E no quintal , fizemos uma churrasqueira, que ainda não está pronta.
Outra hora eu mostro!

Esta casa é de minha amiga Lúcia. Fomos companheiras como ministra da Eucaristia. Íamos juntas, no meu fusquinha,para distribuirmos comunhão aos doentes em suas casas.
Foi uma época de muitas bençãos.

Esta casa é de meu primos Cicero e Dulce. Cicero era grande amigo de meu pai. Uma vez estavam em uma pescaria quando papai soube que Andrea ia operar de visicula. Papai já estava pegando o carro, quando Cicero ofereceu para acompanha-lo. Um sobrinho amigo!



Gente! Me deu um branco! Esqueci quem mora nesta casa! Quando eu lembrar eu coloco!


Esta casa é de meu primo Tales. Ele é quase da mesma idade que eu. Sua mãe é minha madrinha porque ficou com mamãe quando nasci, indo pro Rio de Janeiro, deixando Tales com seis meses aos cuidado das irmãs maiores. Enquanto vovó estava no enterro de meu tio que era seu irmão. Ele faleceu no dia que nasci: seis de novembro.
Ele é casado com Filó e tem duas filhas: Camila e Julia.

Esta casa é de meus amigos: Sr Silvio e Da. Edi. Ela tem um fogão de lenha maravilhoso. Já passei horas muito agradáveis na sua cozinha, comendo verdadeiros quitudes. Nela mora também meus afilhados de casamento: Silvinho e Fernanda.



Esta casa está sendo reconstruída. Era de minhas tias Arminda e Clarice, já falecidas. Hoje é da amiga e colega de faculdade de Andrea: Desilaine e Rêmio. Seus filhos Helena e Mateus são afilhados de Andréa.

Nesta casa mora parentes de minha amiga já falecida Maria do Carmo. Ela era uma pessoa magnifica. Com muitos filhos e filhas. Todas , alegres e nossas amigas.



Esta casa é da Conceição. Ela teve a felicidade de adotar uma filha. E hoje cria as netas como se fossem filhas. É uma pessoa de fé. Sua vida é trabalhar em beneficio de criar estas meninas e jovens, suas netas.



Nesta casa morava os pais de Maria do Carmo. Fiz muitas visitas porque estavam doentes. É uma familia admirável. Ali temos inúmeras histórias. Só com calma para contá-las.


Esta casa moravam meus primos Mauricio e Soraya. Hoje está alugada para CISMARG.




Esta casa é de Dona Aparecida. Ela é também amiga de mamãe. Viuva do Sr Zé do Zuzu, cuidou da sogra e de sua mãe até falecerem ambas. Tem o dom da paciência para com os idosos.



Este é o clube da cidade. Frequentei inúmeras festas e bailes. Hoje está desativado para ser reformado.



Esta casa é do Sr Nelson Rosa e de sua esposa Geni. A maioria de suas filhas são professoras e muitas delas minhas amigas. Cada uma com uma história bonita pra contar. A professora de ingês é famosa por ser excelente professora.A professora de Português é sempre ccordenadora de turma por ter uma alegria que contagia colegas e alunos.




Esta casa é dos amigos: Cristina e Décio. Seu único filho Diego é um jovem admirado por todos da cidade ,pela facilidade com que tem de ser amigo dos jovens e velhos



Esta casa é da mamãe de minha amiga Lúcia. Ela já tem mais de 80 anos. Foi uma das primeiras professoras da cidade. Dona Olga é estimada por todos.

Esta loja é de uma senhora muito simpática. Roma tem uma facilidade para fazer arranjos artificiais parecerem naturais.


Esta casa tem muitas histórias. Aqui morava uma grande familia. Hoje somente minha amiga Cida que também era secretária. Foi ela que fez minha aposentadoria, ou melhor, fez a papelada toda que o governo estadual exige.Com eficiência, nada voltou errado. Então estou aposentada desde março de 2010.
Agradeço a paciência de vocês, por visitarem esta cidade ,que tem por lema ,amparar a todos que aqui se hospedam com a benção de Santo Antônio de Pádua.
Voltem sempre!


















quarta-feira, 20 de outubro de 2010

 

De volta ao aconchego do lar de minhas amigas

Este coreto está localizado no Rosário. É um local delicioso para brincar com as crianças E ficar observando as pessoas passarem.
Esta loja é de minha amiga Inês. Ela tem um ótimo bom gosto, principalmente para as roupinhas das crianças.

Esta casa é de minha amiga Dara. Trabalhamos no mesmo local. Além de sempre me chamar para lanchar tem uma familia só de moças fabulosas.

Esta é a nova sede da Câmara dos deputados. Conheço todos, mas vou homenagear o marido de minha amiga Zilda. Marcelo faz um trabalho com competência tendo como obejetivo o bem social da comunidade carente.



Nesta casa mora a minha primeira diretora Elzimar. Com ela aprendi que ser lider não é competencia para todas as professoras.É necessário um firme proposito de contribuir para o bem dos alunos e das professoras com equilibrio e competencia.



Aqui residem parentes e quase vizinhos: Zezé e Silvana. Ela já estagiou em minha sala de aula no pré escolar como psicologa, logo no ínicio de minhas atividades como professora.


Quiz aqui colocar por causa do nome desta prima, já falecida. Maria Elisa j que já me proporcionou muitas alegrias. Logo que vim morar em BH para estudar ela me convidou para um passeio em Guarapari. Aproveitei demais! E achei o máximo estar na companhia de uma prima muito estimada pelo meu pai Afranio.


Esta escola particular é diferenciada, porque tem na diração minha prima Junia que executa um trabalho importante na educação de crianças e jovens amparenses, com a ajuda espetacular das professoras, todas minhas amigas. Realiza também um trabalho com crianças carentes através de bolsas cedidas pelos amparenses ausentes .


Esta casa mora minha amiga professora e psicologa Tânia e sua mamãe Julieta. Ela tem uma voz maravilhosa. Poderia ter sido uma cantora ou ter formado um coral, mas preferiu criar bem os filhos que são todos meus amigos e amigas .



Aqui trabalhei no período da tarde como secretária da Inspetora Estadual. Tenho muitas amigas neste local, desde a secretária de Educação do Municipio, Meire, assim como a, supervisora da Escola Rural, Zilda, secretária Fernanda e a cantineira. Tenho por elas um carinho a mais, porque aqui vivi dias felizes de trabalho com harmonia .






Nesta casa residem os meus primos Meire e Evandro. Seus filhos: Fabinho e Fernanda são primos que executam a arte da boa convivencia com esmero. Deles sempre recebo uma palavra de elogio e muito, muito carinho.




Nesta pequena casa mora uma senhora que benze. Fiz questão de coloca-la porque já levei meus sobrinhos para ,por ela ser abençoados. Gestos que tem significado de curar e de agradecimento por estar bem.

Nesta casa mora minha amiga professora e decoradora Cida. Ela tem o dom para enfeitar com esmero os casamentos. E foi a primeira professora de meu sobrinho Afranio.




Este prédio , que é o salão paroquial foi idealizado pelo Padre Edir, já falecido. Foi e é utilado para festas de casamentos e para cursos de batismo e de catequese. Precisa de alguns reparos, não?



Nesta porta já entrei inumeras vezes para visitar minha afilhada Williana, que já é uma mocinha de 10 anos. Breve será seu aniversário e a madrinha não pode perder a festa.

Este é o hospital da cidade de Santo Antônio do Amparo. Nele há intercambio entre as cidades da redondeza em beneficio de um atendimento diferenciado.
O secretário da Saude, executa um trabalho que beneficia pobres, ricos e remediados.Todos são agradecidos por este local, onde os doentes são tratados com eficiencia pelos médicos e enfermeiras.
















sábado, 16 de outubro de 2010

 

Casas e mais casas. Assim vocês vão ter uma idéia do que seja cidade do interior de M G

Preciso agradecer a vocês, pelo bom êxito do sorteio. Guardei os comentários porque depois vou inventar uma supresa para todos.
Parabéns para a Claudinha. Ela pode procurar uma loteria.
Eu preciso dizer que li um livro ótimo. Queria até doar para Valéria, mas meu irmão pegou.
Bem do Mal de Edegard Gomes. Relata a sua vida no Rio de Janeiro em 1964;
Só bem mais tarde aprendi, que na vida é prudente, não esperar muito dos outros ,para solução de nosso problemas. Felicidade é gostar do que se tem, ganha muito em tranqüilidade.

Esta casa é de meu irmão Renato, mas está alugada. Foi aqui que moramos , quando viemos de Varginha. Foi aqui que fizemos uma escola particular de pré escolar para meus sobrinhos estudarem.
Hoje é a secretaria de saúde, tendo como secretário uma pessoa formidável.



Aqui trabalham grandes carpinteiros: caneta e Donizete. Eles fazem deste oficio verdadeiras obras de arte.
Papai está no céu, mas aqui vamos todos . Como na inscrição portuguesa : Nós ossos aqui estamos. Pelos vossos esperamos. Está na Capela dos ossos em Óbitos.


Esta casa é de minha amiga Rosane. É uma excelente secretária e com ela aprendi a fazer meu ofício de secretaria de escola onde trabalhava . Ela me ajudou demais!



Eu pensei que era a casa paroquial nova. Mas me disseram que confundi. Então não sei quem mora nesta casa.




Esta casa é do Magnon namorado de minha sobrinha.Sua mãe Lúcia é uma excelente professora de religião.O jovem é um amor! Já nos considera como tia.
Este livro eu não leria novamente. Muito dificil de entender. O livro de Daniel de El Doctorow
Somos brutais de tanta vida e nossa brutalidade se chama sofrimento. Ou talvez veja porque reconheceu em você a força e a inocência que nos salvam a todos da derrota. Deles só tenho o presente de suas vidas.




Esta casa é de minha amiga professora Elza e seu marido Salviano. Ela tem um casal de filhos. Sua filha parece uma modelo de tão bonita.



Esta casa é de minha amiga e catequista Regina. Tem um único filho maravilhoso.
Li o livro Em liberdade: Uma ficção de Silvanoi Santiago: Este adorei!
Acho que a convivência humana é difícil e que para melhorar as relações uma simpatia mutua é indispensável com atos de desprendimento de quando em vez. Espero que cada filho esteja construindo a sua própria existência de maneira saudável buscando formas autônomas cordiais e sensatas de convivência humana.
Esta casa é de minha amiga Lena e João Lucio. Os filhos Helena e Joao Paulo são crianças formidáveis.Eles são atuantes na Igreja pricipalmente nos encontros de casais.

Esta casa é de minha amiga e contadora Ildene. Seu marido e ela estão felizes com o primeiro neto que é um garotinho lindo e risonho.



Esta casa é de minha amiga Lili e Tiãozinho. Seus filhos: Flávia, Fernando e Gustavo. Todos herdaram um pouquinho da criatividade da mamãe para as artes da pintura.
Li o livro Depois da Cruz e o Punhal de David Wilkersos: Um pouco desinteressante pela linguagem .
Se houver esta compreensão entre os pais e se Cristo tiver guarida no seio da família então o milagre se realizará. Primeiro os jovens estavam preocupados em limpar suas vidas. A seguir preocupados em viver bem com as pessoas. E finalmente o mais importante dos três parece me eles estavam preocupados com o futuro do mundo.








sexta-feira, 15 de outubro de 2010

 

O emocionate sorteio e algumas andanças pelas ruas do interior de MG

Minha maravilhosa gente amiga e amigos. Chegou o grande dia.! Em homenagem a vocês e a todos nós, professores. Se estivesse em minha sala de aula já tinha recebido belas florzinhas do campo.
Vamos ao sorteio? Foi emocionante!


 Mamãe me ajudou a dobrar os papeizinhos que imprimi das visitas que me fez!


Colocamos todoos os visitantes, neste enfeite que fica na nossa sala.


Mamãe fechou os olhos e pegou...




Primeiro vamos fazer suspense! tatatantan




Sorteada o blog de Claudinha Melo que mora na Bahia.
Fiquei muito, mas muito feliz porque ela é uma pessoa meiguinha e realiza um trabalho admirável de fotografia.
Tenho certeza que vai gostar do livro.
Ei Claudinha me envie seu endereço pelo meu email.
Obrigada a todos que participaram.
Vai haver mais sorteio antes do final de ano.


Esta casa é de minha amiga professora Márcia. Ela e seu marido Ismael tem dois belos filhos. Alfredo será sacerdote da igreja católica, apóstolica ,romana. Me ajude a rezar por ele?


Esta é a Escola Municipal Ari Carlos Cambraia .Foi onde estudei do segundo ano primário até a quarta série. Minhas professoras foram Dona Sônia, já falecida e minha amiga Magda, que hoje tem uma bela papelaria.Aproveito para cumprimentar a todas as professoras pelo dia de hoje.
Ser educadora é muito mais do que vocação é ser um pouco de tudo, na vida das crianças, adolescente e jovens de nossa sociedade.


Aqui trabalha meu primo Evandro com toda sua turma de fazendeiros que executam o trabalho maravilhoso de ser cafeicultores.
Meu pai era um deles. Fomos criados com a mágica plantação do café.
E este pequeno prédio foi idealizado pelo meu irmão Homero no seu primeiro ano como engenheiro.


Neste Posto de saúde, trabalhou minhas amigas enfermeiras: Lili,Angela e Fia. Hoje trabalha uma equipe de médicos e enfermeiras, além da agente da saúde que sai de casa em casa para visitas domiciliares.


Esta é a casa do Dr. João. Ele é o médico mais antigo da cidade. Sua esposa professora aposentada Cessé é hoje uma artesã no trabalho com a lã. Ela realiza blusas espetaculares. Principalmente para nosso inverno que é rigoroso.



Esta casa é de minha melhor amiga Zildinha. Terminamos o nosso trabalho como professora na mesma escola. Saímos aposentadas no mesmo dia. Ainda não fizemos a festa! Estamos esperando um dinheirinho que o governo nos prometeu.
Nela mora seu marido Marcelo e seus filhos. Lara é minha afilhada de crisma. Com tanta juventude foi me escolher. Mas fiquei muito, muito feliz!



Nesta casa mora a mamãe de minha amiga Cida. Peço uma prece para esta senhora , Dona Aparecida. que foi mamãe e avó ao mesmo tempo ,de duas lindas jovens. Educou as com amor , carinho e muita dificuldade.Hoje está acamada e necessitando de cuidados.




Nesta casa mora Dona Maria Joséfina . Ela também esteve adoentada e precisando de cuidados médicos. Com ela mora sua filha e neta com problemas. E já tem mais de 90 anos. Por muito tempo cuidou delas sem ajuda dos outros filhos.
Foi a nossa costureira em Varginha. Costurava nossos uniformes e nos fazia sentir muito importante.





Esta casa é de meus primos , amigos e vizinho: Aparecida e Rolando. Até há pouco tempo ,a casa era cheia dos três filhos e de seus amigos. Hoje já estão casados e os netos já começaram a dar mais alegria a esta casa deliciosa e bela. É aqui que quero mostrar um dia, a porta da fazenda que foi transformada em mesa. Tudo idéia de Aparecida.













This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]