quinta-feira, 30 de setembro de 2010

 

OLhe aí o sorteio! Vamos passear por aí? E ler os livros?

Assim que eu entrei na fazenda de meus amigos e compadres: Rosangela e Edmir me lembrei de meu avô Tonico. Ele criou os meus oito tios além de minha mãe com o leite e queijo do triangulo mineiro. Todos formados em curso superior com o suor da lida, que não é fácil !
Hoje são meus compadres que estão na lida.
Veja o que reli nestas minhas andanças: Horizonte Perdido de James Hilton em 1983
Um artista chinês tendo despendido muitos anos em esculpir dragões pássaros e cavalos num caroço de cereja ofereceu o trabalho concluído a um príncipe real. De inicio o príncipe nada podia ver senão um caroço mas o artista o aconselhou a mandar construir um muro e neste abrir uma janela e observar o caroço através da janela no esplendor da manhâ Assim fez o príncipe e percebeu então que o caroço era na verdade belíssimo.



Aqui estou com minha comadre Rosangela em visita a sua irmã Rosiana em Perdões MG
Mais um livro que eu reli: Feliz Ano Velho de Marcelo Rubens Paiva em 1982 Presto muita atenção nas coisas e nas historias de cada pessoa, por isso olho bem nos olhos ,para sacar as reações. Odeio aquelas pessoas que falam olhando pros lados, parece me um desprezo bobo, uma falta de atenção egoísta. Amor é o momento das relações humanas. É a vida é a paz.



Ai esta minha afilhadinha Fernanda ,filha de Rosangela e Edmir. Linda e meiga, muito meiguinha.
Reli o livro Recordaçoes de Amar em Cuba Oswaldo França em 1980 Não estando as metas de realizações de cada um direcionado para acumular riqueza e bem materiais as pessoas voltavam se mais para uma melhoria na convivência. Preocupação em auxiliar, em conhecer o outro. Para adaptar se com facilidade o importante não era a posição ideológica mas sim o modo de ser de cada um. O relacionamento entre as pessoas era ali mais aberto e mais tranqüilo.




Esta casa não ficou esquecida. Mas foi por querer: Nela mora Dona Mariquinhas e suas filhas: Lili, Ligia e Laucirio. Cada um com suas familias em outra cidade. Mas Ligia há poucos dias me me disse que seguer o blog para saber das novidades .
Fiquei muito ,mas muito feliz ,que esta amiga que estava fora de Santo Antônio, ainda me quer bem. E para ela e sua familia que dedico este blog.
Mais um livro? Os homens de borracha de Edgar Wallace 1983-Dizem os gregos que :As coisas literarias ,acontecem, são intrinsecamente semelhantes as pessoas as quais acontecem.


Estou comemorando a felicidade de conhecê-los. O mês de outubro está iniciando daqui a pouco e então vou sortear homenagendo as crianças. O livro: Paixão Índia: a verdadeira história da princesa de Kapurthala. do escritor Javier Moro Vocês vão simplesmente amar! Eu gostei muitissimo!
Porém vocês terão que acessar o blog de minhas irmãs Andréahttp://andreaagpaiva.blogspot.com/ e Marilia http://tudooquevcdeveriasabersobreocasamento.blogspot.com/
Com carinho e boa sorte pra todos!







terça-feira, 28 de setembro de 2010

 

Sorteio de um livro e Onde moram minhas amigas?

Estou comemorando a felicidade de conhecê-los. O mês de outubro está iniciando daqui a pouco e então vou sortear homenagendo as crianças. O livro: Paixão Índia: a verdadeira história da princesa de Kapurthala. di escritor Javier Moro Vocês vão simplesmente amar! Eu gostei muitissimo!


Porém vocês terão que acessar o blog de minhas irmãs Andréahttp://andreaagpaiva.blogspot.com/ e Marilia http://tudooquevcdeveriasabersobreocasamento.blogspot.com/


O sorteio será para todos . Dia 29 de outubro farei o sorteio para aqueles que comentarem nos três blogs


Casa das Minhas amigas


Nesta casa mora minha amiga e prima Mary. Além dela seus filhos : Cintia e Fabricio. Cintia é mamae de duas filhinhas. Lindas! Meu primo Ronaldo já falecido, foi muito importante em nossa vida profissional. Por causa dele fui diretora.Temos muito que agradecer a esta bela familia.







Esta casa tem uma bela história : Tres irmãs moravam nela. Agora ficou a prima Rute, que é descedente direta da vovó Candinha, nossa santinha das coisas perdidas. Existe lá um retrato da vovó Candinha com sua mãe.




Também nesta casa centenária muita história aconteceu: chamada de casa da Fazenda da Lagoa, Hoje já foram para o céu seus donos: tia Terezinha, tio Gustavo, tia Dica, Tio Newton.



Mas a casa é alegre novamente por causa do filho e netinha.



Quanta saudade! Mas também quanta Alegria!



Esta é a residência onde fiquei hospedada. Meus tios Fernando e Hilda faziam todo o meu gosto. Parecia que estava em uma casa de repouso, lazer e muita comeria. Doces de todo jeito e feitio e uma cozinheira. Hum! Dá vontade de voltar correndo!





Aqui mora minha grande amiga Maria Helena e seu marido Carmelito. Uma mulher formidável!



Não existe ninguém mais talentosa para artes da pintura, da confecção de artesanato. Uma criatura linda por dentro e por fora. Sou sua fã tia Lena. Foi uma excelente diretora! E agora supervisona as creches.







Neste Colégio não estudei não. Mas tenho inumeras amigas professoras. Mas a secretária Rosana é especial. Gente !Ela me ajudou tanto! Fez tanta coisa pra mim, que nem em cem anos vou dar conta de agradecer! Obrigada!



Mas papai ajudou com outras pessoas a fundar o colégio desta cidade, mas não era aqui que funcionava!






Esta casa tem semelhança com histórias escritas de amor. Minha prima Lili e seu marido José Antônio vivem uma eterna história de amor! São um casal modelo para esta juventude que não consegue esperar as bodas de prata.







Nesta pequena portinha trabalha minha amiga Tonha. Ela criou seus três filhos homens com a arte da costura. Tem uma força emocional e fisica sem igual. Um talento para a costura que vocês não imaginam!



Ao lado moram suas irmãs: Fatinha e Bel






Nesta casa mora minha amiga Tonha com seus pais e filhos: Welliton, Bruno .Esqueci que Wilian está casado, mas vive passeando por lá.



Tonha é a minha melhor amiga. Com ela posso contar todas as verdades de minha vida. É uma psicologa nata. E uma paciência!





Nesta casa mora minha amiga Maria Diogo. Cuida além da familia de seu irmão doente. Foi minha companheira de coordenação. Éramos cinco escolas rurais e cinco grandes amigas!






Gente! faltaram algumas casas que eu não podia esquecer: da Zilda, da Regina,tia Mariá,lá de casa e de mais algumas. Vou voltar pra eleição e tirar os restantes das fotos .

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

 

As casas de minhas amigas em Santo Antônio do Amparo

Em Santo Antônio do Amparo tenho inúmeras amigas. Mas tirei foto de algumas casas onde elas moram. Aqui é o Santuário de Santo Antônio de Pádua.
O meu primeiro amigo mora aí: Jesus Cristo e com Ele o amigo dos amparenses Santo Antônio de PáduaEsta casa é de minha amiga Angela.. Ela além de professora é uma excelente enfermeira. Com ela mora sua mãe Dona Maria. Neste prédio residem também sua irmã.
Ao lado , minha comadre Rosimeire ( irmã de Angela), meu compadre Oswaldo com seus filhos. Aproveito para abençoar o afilhado Oswaldo Henrique

Aqui mora minha amiga Dona Maria . Ela nos deu uma jóia. Minha cunhada Ivani. Aqui ela tem assistência e revesamento dos filhos que a ajudam com o Cirinho. Um jovem especial, dotado do mais maravilhoso sorriso.
Tenho alegria de mostrar a casa de meu amigo Carlos Antônio( Cacá). Ele é um ótimo motorista. Já andamos por estas Minas Gerais fazendo curso, visitando amigos e afilhados. Muito obrigada! Com ele moram suas irmãs e irmãos.


Que satisfação. Mostrar a casa de minha amiga Chica. Seu filho Luís faz companhia para esta mulher que criou com sacrificio seus filhos.



E vejam só! A mais bela casa desta rua. Nela mora a nossa segunda mãezinha: Tonha. Já dormimos, já brincamos, já curtimos suas galinhas, cachorrinhos, piriquitos e suas belas samambaias. Já comemos muitas bananas, jabuticabas e laranjas.


Aqu mora a minha amiguinha de muitos anos. Eu comecei a trabalhar na mesma creche onde Fia ( Maria Imaculada ) trabalhava: creche Sinhá Paiva. Êta tempo delicioso!. Onde as crianças bem pequeninas, com quatro anos, sonhavam em ser simplesmente jovens felizes.

Nesta casa moram amigos que herdamos de papai: Sr. Josias. Ele e sua esposa fixaram residência nesta casa que é patrimonio histórico. Um dos primeiros prefeitos Jorge Carvalho e sua esposa Terezinha moraram aqui, há muitos anos atr
Nesta casa mora minha prima, mas a gente chama carinhosamente de tia Marisa. Ela varia de cidade sempre. Uma hora está em BH outra hora em SA, na fazenda, na cidade.
Um dos mais gostosos passeios que já fiz em minha mocidade foi em sua casa em Vila Vellha( ES). Comemos um delicioso peixe feito por ela. Não me esqueço do nosso primeiro pilequinho deitada na areia, na companhia desta tia maravilhosa.
Eu não podia deixar de mostrar pra vocês a Casa da Cultura Antônio Carlos Carvalho. Fica sobre a coordenação de minha amiga Bia. Ela tem sempre um alegre muito obrigada ,quando vou lá levar alguns antigos livros.
Esta casa é uma das mais acolhedoras desta cidade. Meus tios Nelson e tia Lourdes moram nela. Os aniversários, as festas de confraternização, os simples almoços diários são deliciosos. já estão na idade de 85 e 86 anos. Mas continuam a anos encantar pela doçura!

Aqui tenho uma infinidade de amigas e amigos. Foi aqui que estudei no meu primeiro ano primário. Fui alfabetizada pela Dona Madalena.
E hoje ainda tenho muitos amigos e amigas. Vou citar a supervisora Perpetua. Com ela aprendi a trabalhar como professora de pré escola.
Parabenizo a direção pelo empenho em conservar a tradição de uma escola pública de qualidade.
Aqui mora minha amiga e comadre Ilza. Sou duas vezes felizarda. Primeiro sou madrinha de casamento de Willian e Ilza e depois madrinha de sua filha Williana.
Aproveito para abençoa-la, junto com o caçulinha que também me considera sua dindinha.
E ainda tem mais algumas casas. Será que vão cansar?
Eu estou felizz demais de estar novamente na companhia de vocês.











quinta-feira, 16 de setembro de 2010

 

Blogagem coletiva e selinho

Parabéns Cintia por está idéia tão genial. Seu blog Meu Cantinho é um dos lugares preferidos por mim. Vamos falar de amor?

Pois só vou dizer que o amor está em todos os lugares. Precisamos de ser amados para sobrevivermos a este mundo maravilhoso.
Precisamos cultivar este amor na família, no nosso trabalho, com as pessoas que estão perto de nós.
Viver é fácil ,o dificil é colocar em praticar o amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Mas vamos tentar molhar o mundo com gotas de amor?

Este prêmio , ganhei da Déia.
Ela é uma maravilha de escritora. Seus textos são super interessantes. Eu nem mereço ter um troféu destes! Mas estou muito feliz! Vou repassar para todos, mas em especial pra Angela. Eu tenho certeza que ficará muito contente. Foi com ela que aprendi a colar. Mas só dentro do texto, por fora não há meio desta lerdinha aprender!


Gente , estou antecipando este blog porque estou indo lá em casa. Em Santo Antônio do Amparo.
Vou ficar uns dez dias por lá por causa dos casamentos. E não sei se dará tempo de ir a lan house.
A Elaine Gasparetto é uma pessoa Genial.
Tem tanta coisa em seu blog que nem sei explicar.
Mas o texto o melhor de mim?
Só vou dizer que se Deus não me tivesse colocado dentro de minha familia eu não seria ninguém.
Sou o que sou, sem nada de especial, por ter sido criada entre eles. Entre meus seis irmãos e meus pais: Afranio e Maria Alice.
Pela religião Catolica, pelas escolas, pelos trabalho de professora, pelos alunos.
Sou simplesmente mais uma nesta vida. Mas uma criatura amada pela minha familia toda desde meus irmãos até meus tios.
Sou feliz!


terça-feira, 14 de setembro de 2010

 

Lendo e revivendo momentos

Meu pai me educou para descobrir as surpresas mais simples do cotidiano. Minha mãe me ensinou a reparar em cenas bonitas que ninguém vê. E meu filho me lembra de tudo que meus pais me ensinaram com gestos e frases que amansam o coração. E dão leveza ao meu dia. Habito saudável fazer uma coisa de cada vez. Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma a vida não pára canta Lenine O Rio me viu nascer, Outro Preto me fez crescer e os dois lugares me alimentam, me dão os nutrientes de que preciso em composições diferentes. Filtrar a avalanche de ruídos que o mundo produz e criar intervalos de silencio talvez seja um dos exercícios indispensáveis para quem busca viver com leveza. Trecho do livro A arte de ser leve de Leila Ferreira ano de 2002
Esta foto é da minha única sobrinha Thaís.
Não é a foto mais linda e de maior leveza que voces já viram? tem alguma palavra para expresá-la? Só a palavra AMOR.



Este ano fizemos uma reforma lá em casa em Santo Antônio do Amparo. Encontramos todos os nossos livros de literatura da época de vestibular e do Colégio. A maioria mofados porque estavam nos enormes ármarios de uma casa que tem mais de 100 anos. Trouxe alguns, depois vou trazendo os restantes. E estou relendo.


Esse mesmo som eu ouvia a vida inteira, nos dias alegres e nos dias de sofrimento, em todas as ocasiões principais de nossa vida, esse badalar tocou meu coração, não sei porque eu só reparava nele quando estava emocionada. E ele batia sempre com tanta indiferença pelo que se passava em nossa casa ,queria também que ele vibrasse conosco. Texto retirado do livro Éramos seis de Maria José Dupré.

Este livro eu li em 1976, no segundo ano de magistério.

A foto é do sino da Fazenda Cachoeira. Ele tocou em todas as refeições que papai fez nesta casa enquanto morou lá, porque era a fazenda de meus avós, que eu não conheci, nem mamãe conheceu os sogros.






Nossa vida simples, era rica, alegre e sadia. A imaginação voando solta, transformando tudo em festa, nenhuma barreira de impedir meus sonhos, o riso aberto e franco. Os divertimentos eram poucos, porém suficientes para encher o nosso mundo. Texto de Anarquistas Graças a Deus Zélia Gatai.

Este livro eu li em 1985. Estava fazendo Faculdade em Belo Horizonte.

E esta foto é do meu sobrinho e afilhado Afranio na fazenda que Elisa herdou de papai-Mundo Novo e vendeu. Com quatro anos de idade já andava á cavalo, do mesmo jeito que meu pai Afranio. Herdou um monte de qualidades^dos avós de ambos os lados, inclusive o nome do papai..




domingo, 12 de setembro de 2010

 

Ainda no rancho da Elisa e Gabriel

Já estou com vontade de voltar ao rancho, em Oliveira
A estrada é muito gostosa, só não podemos ir se estiver chovendo!
No caminho comemos bastante poeira, mas foi divertido!
Vamos dar uma espiadinha?
Estava conosco meu irmão Renato, Gabriel , Elisa e Andréa que não apareceram nas fotos!

Fomos visitar minha irmã Elisa no rancho. Mamãe, minha prima Lili, minha cunhada Ivani e eu.
Minha irmã não plantou nada. Tudo já estava lá. Flores e árvores frutiferas.

No caminho, vimos de tudo. Vimos esta antiga estação de trem de ferro. Nem sei como está de pé! Ficamos admiradas!


As pessoas da vizinhança vão nadar neste rio.
Eu tive um medinho de passar nesta ponte de ferro.
Mas foi muito emocionante!

Vejam que lugar lindo!


Tonha e Thais apreciando a sombra .
A casa tem uma enorme varanda. Deu até pra Tonha nos seus 83 anos descansar.
Sombra e água fresca era o que queríamos.

No quintal tem de tudo. Magno , namorado da Thais, está mostrando o pé de azeitona, verdes e enormes.. Só que ninguém sabe quando colher. Alguém aí sabe?


Eu também quiz mostrar! Mas as outras ávores como: cabiludinha, jabuticaba, laranjeira. lomoeiro, não estavm com frutos.
Vou mostrar outra vez o pé de azeitona!
E tem um monte de árvores que ninguém identificou.


Elisa cria galinha e patinhos.
Tem até codornas. E ovos,que são colhidos e levados para BH.


Esta é uma galinha diferente.
Thais comprou um pintinho nas férias de julho em Santo Antônio do Amparo . Ela estava hospedada na casa da amiga Ana Maria. E com ela foi também o pintinho.
Minha irmã chegou lá, um fim de semana e perguntou para a mãe da garota, se Thais estava dando trabalho.
Ela disse que não, mas que o pintinho estava piando muito.
Ele então foi entregue para a nossa Tonha.
Judite era tratada como uma princesa.
E agora já crescidinha foi morar no rancho.
Será que vai se adaptar? Enquanto estavamos por lá só ficou escondida e longe das outras.
Mas seu destino, penso será a panela! Se a Thais permitir!











sexta-feira, 10 de setembro de 2010

 

Blog coletivo O que me faz feliz? Comemorando dois anos do Curiosa


Esta pergunta é bem fácil , mas na hora de escrever, quanta dificuldade!

O que me faz feliz?

Estar na companhia de meus irmãos e de mamãe independente do lugar.

Conhecer este espaço que a internete proporciona onde a gente sem sair de casa, encontra um tantão de amigos e amigas

Fazer minhas orações, rezar o terço, ir á missa, visitar meus amigos padres.

Viajar, mas sem demorar muito, porque minha casa é um dos melhores lugares do mundo.

Apreciar a companhia de meus amigos em Santo Antônio do Amparo.

Comprar presentes para meus afilhados

Ler, sem pressa, todos os livros de literatura

Apreciar a natureza, ver passarinhos, cheiro da terra molhada, galinhas botando, árvores frutiferas, ipês, chupar jabuticaba engolindo o caroço e depois ficar entupida , passear nas roças de minhas amigas e agora na de minha irmã.

Escutar o barulinho da chuva no telhado da casa da Tonha que não tem forro

Olhar a lua , principalmente se for cheia e ver o sol nascendo.

Ver o mar da cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, sem nem precisar de entrar na água e na areia.

São e serão muitos momentos de felicidades!

A gente é movida por estes momentos. Não precisam ser espetaculares, só precisam ser eternos dentro de nós.

Agorinha mesmo, um dos momentos mais felizes que estou vivendo, é acordar com o barulho de Thais aqui em casa. Vê-la saindo pro Colégio, tomando toddy e arrumando seu cabelo. Nem precisei estar por perto, porque minha irmã Andrea é que acordou e a levou pra estudar. Poder sentir a juventude e a alegria de minha sobrinha, já me alegra e me faz feliz!

Parabéns pra Sandra e seu blog com diversas possibilidades de escrita. Passar para visita-la é sempre uma novidade gostosa e também um dos momentos felizes que ela me proporciona


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

 

Rancho de minha irmã Elisa em Oliveira

Vou dedicar este blog a minha amiga Elisa e ao meu amigo Alexandre que moram no Japão.
Eles, assim como minha familia gostam da terra, das flores, das plantas e dos animais.
E da comidinha tipicamente mineira que vou mostrar.
Por isso dedico este momento que passei com minha familia para todos, em especial para eles que estão muito longe de casa.

 Minha irmã e seu marido adquiriram recentemente este pedacinho do céu.
Tem um lago pequenino, mas cheio de patinhos.
De sobremesa comemos doce de jabuticaba. Nunca tinha experimentado. Uma delicia!


E doce de pêssego feito por uma doceira em Oliveira.Igualzinho os de Araxá, mas sem sofisticação.


E sabem quem fez o almoço? Meu cunhado!









Ele faz curso aqui em BH com a culinarista Dadete em Belo Horizonte.
E os convidados? Nem precisamos de lavar os pratos. Minha irmã arrumou um ótimo ajudante.
Ainda preciso contar sobre a maravilha de frutas que lá existe. Mas vamos terminar amanhã.
A receita? A Andrea, também minha irmã, prometeu colocar no blog dela. Vamos esperar!
Sabe o que foi dificil? Escolher o cardápio porque na roça , tem que fazer com o que tem na prateleira, diferente da cidade, quando falta um ingrediente é só ir, logo ali, comprar...






sexta-feira, 3 de setembro de 2010

 

A Fauna e a Flora de Belém do Pará

Ainda estamos em Belém do Pará.
Mas antes vou logo dizendo, que vou lá em casa neste feriado. Hoje mesmo iremos ver como está a nossa casinha. Parece que já podemos colocar em ordem , pois já pintaram dentro de casa.
Vocês não podem deixar de passar no restaurante Seleiro, que fica localizado no caminho para a praia de Salinas. E precisam apreciar cada cantinho da cidade de Belém. Lá as flores que aqui plantamos estão simplesmente , nas residências, nas praças, e nas ruas, lindas e perfumadas.
















Comprei estes elefantinhos feitos da noz de jarina, o marfim vegetal que é retirado da palmeira tropical. São lindos! Agora temos três elefantinhos virados para a porta, como ensinam a crença da sorte.







Também não podem deixar de visitar o Mangal das Garças. Um lugar espetacular! Já conheço todas estas aves, mas o lugar dá uma paz!















Tem outros passeios em Belém que não fomos! Seis dias, não se consegue ver uma cidade que conta a história sem precisar de registros. Está no olhar, no fisico, nas pessoas maravilhosas, na alegria do povo Paraense. Está também na religiosidade, na maior festa católica: no Cirio de Nazaré.
E acima de tudo está na amizade de Etiene e Denise . Ambos foram maravilhosos em nos mostrar a beleza de sua cidade natal.
Até quarta feira, dia 8 de Setembro.
Bom Feriado . Vamos apreciar o verde e o amarelo de nossa Terra!




















This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]