quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

 

Pirapora MG





Antes de realizar este blog quero enviar um recadinho para todos os meus amigos e amigas.
Não os esqueci. Logo que chegamos a Belo Horizonte, mamãe tevem alguns problemas de saúde que estão quase todos solucionados, mas ainda temos que ir ao neurologista e por enquanto não posso deixa´la sozinha.
Por isso não fui ao lan house estes dias. Estamos ainda sem internet. O especialista na outra internet irá instalar por estes dias, se conseguir. Sempre acha um defeito para voltar no outro dia e demoram... Mas a prioridade por agora está sendo a mamae.
Mas não é nada de grave. E que somos seis filhos que a queremos sem nenhum problema.
PIRAPORA
UM POUCO DE HISTÓRIA:
De grande amplitude foi a integração havida entre Pirapora e a navegação, já que esta, durante muitos anos, foi o maior empreendimento presente na História da cidade. A navegação do São Francisco foi uma atividade que, iniciada em 1871, iria, durante décadas, ocupar o trabalho, tomar o tempo, causar alegrias e tristezas, enfim, absorver a vida de boa parte da população. Através da navegação, muitos iriam sustentar suas famílias, criar seus filhos, conquistar sua cidadania, realizar seus sonhos”.A inserção, portanto, do município no contexto regional, estadual e nacional é bem sintetizada e clara na frase: “Pirapora: um Porto na História de Minas”.
UM BELO PASSEIO!
Andrea e eu fomos convidadas pelos amigos amparenses Desilaine, amiga desde a época da faculdade e Remio seu marido para aproveitarmos o Carnaval na beira do rio São Francisco.
Quanta beleza! Na foto estamos nós todos: além do casal amigo, seus filhos Helena e Mateus,com o tio Reginaldo. A sobrinha Taciana , o bebê mais fofo do mundo- Hugo- e o marido Eliomar. Seu Saturnino, o pescador. Sem ele e sua familia não teriamos alguns peixes maiores.

Em outra foto conhecemos a maravilhosa cachoeira. Simplesmente linda! Ainda mais com a presença de Eliomar e seu filhinho Hugo ,que com apenas quatro meses, já sabe que existe além do cuidados de seus pais a imensidão da natureza das Minas Gerais.

Esta bela familia também nos proporcionou uma viagem fantástica: nadar sem perigo nas águas do rio São Francisco. Vejam como nado bem! Só precisei de ter cuidado para o rio não me levar!

Conheci a cidade de Pirapora e vimos aqui nesta foto, que existe praia e existe Helena e Mateus. Duas belas , inteligentes e acima de tudo educadas crianças. São companheiros do papai, na pescaria pelo barco. São companheiros da madrinha Andrea na pescaria de anzol.
São acima de tudo uns amores! Dá gosto de ficar por perto apreciando.
E vimos ao longe a antiga ponte, que era a unica passagem da cidade por outros lugares! Mas perigosa! Nem é bom pensar em passar!


Comi demais, peixes fritos, peixe com farofa feitos por Desilaine. Uma delicia! O café da manha preparado por Reginaldo: bolo, torrada, café, tody. Parecia que estavamos em um hotel e não na beirada de um rio.
Bebi vinho a vontade. Do jeitinho que gosto.
Os mosquitos existiam mas não atrapalharam nem um pouquinho. O que passamos de repelente não está escrito.

Não pesquei nem um peixinho. E ainda rezei. Fui com a familia de Seu Saturnino : Carmem e a filha de barco participar da celebração da Palavra porque a missa é só uma vez por mês.
Que povo simples maravilhoso! Sabem cantar, rezam com piedade e pedem orações para o transporte que é precario.Acordam as duas da manha para irem a escola, que é em Pirapora.

Eu desejo a ambas as familias tudo de bom! Que retornem para eles a alegria que nos deram de nos presentear com este passeio encantador!
Se houvesse nota seria mil. Muito obrigada se estiverem lendo!
E o aniversário da gemeas dia 14 de fevereiro foi maravilhoso: bolo confeitado, balões pela casa toda e muita bebida. Pena que faltou a Marilia não é Andrea?.
O ano que vem vamos trazê-la.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

 




Em um dos aniversários de minhas irmãs gemeas: Andrea e Marilia fomos em Caraças, um lugar maravilhoso. Pertinho de Belo Horizonte. Fomos quase todos os irmãos, passar o final de semana.O hotel é delicioso. A comida muito bem feita e gostosa.
E a gente ainda imagina que foi um colégio interno há muitos anos.
Aproveitamos a beleza do lugar e fizemos um aniversário diferente. Mas o bolo não faltou, nem as velinhas.
Quase sempre minhas irmãs passam o aniversário juntas, mas em 2010 cada uma escolheu um lugar diferente . Depois eu conto.
Agora vou mostrar que vale a pena sair de qualquer lugar e vim a MInas Gerais conhecer este espaço geografico privilegiado por Deus.
Mamãe conta que teve um parente que fugiu deste colégio interno. Não sei como porque deve ter tido dificuldade tamanha a quantidade de matas.


Ir para o Parque Natural do Caraça é uma verdadeira terapia. O local está localizado no município de Catas Altas, no estado de Minas Gerais, e é considerado um santuário ecológico, que compreende o complexo arquitetônico de inestimável valor histórico-cultural: o Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e o antigo colégio setecentista, por onde passaram personalidades importantes da História do Brasil, como os presidentes da República Afonso Pena e Arthur Bernardes.

Cercado pela Serra do Caraça, o Parque oferece diversas atrações ligadas à natureza, como caminhadas e banhos em piscinas naturais. À noite, é comum encontrar com o lobo-guará, que está parcialmente domesticado pelos padres do santuário. Dizem que a Serra lembra o rosto de um gigante deitado, daí a origem do nome Caraça (grande cara). Para entrar no Parque é preciso pagar uma taxa.

O atual parque compreende uma área de 11.233 hectares onde convivem os ecossistemas da Mata Atlântica e do Cerrado, caracterizando-se como uma área de transição.

Se puderem não percam este passeio!.
É um lugar delicioso para levar toda a familia e a criançada vai adorar.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

 

São Francisco de Paula MG



No sábado dia 30 de Janeiro fiz o meu ultimo passeio em Santo Antônio do Amparo.
Fui rever Padre José Geraldo. Na foto dos meus quarenta anos está perto de mamãe.
Ele irá comemorar dia 29 de Fevereiro 35 anos de sacerdócio.
Se estiver por perto irei.
Nesta visita contou sobre sua familia, o pai com mais de 80 anos e ainda trabalhando na roça de caqui em Viçosa. A mãe já falecida; Contou que já andou por muitas cidades mineiras a partir de São João del Rey. Há bastante tempo que o conheço. Trabalhou em Santo Antônio do Amparo e me disse que depois da semana santa irá para outro lugar.
Que Nossa Senhora o guarde e lhe dê muita saude .
Continue padre José Geraldo a ter esta tranquilidade no seu sacerdocio e a habilidade de estar sempre fazendo algo para os pobres.
Peço a sua benção, para mim e para minha familia
Conheçam esta pequena cidade mineira.Vocês irão gostar!
São Francisco de Paula é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2004 era de 6.728 habitantes.Também conhecida pela Cidade Do Melhor Café de Minas Gerais.Destaque cultural, é a Festa do Café, que acontece anualmente, e atrai 10.000 turistas de diversas cidades do Brasil. Com um povo hospitaleiro, São Francisco de Paula, com suas grandes fazendas, e a típica culinaria mineira, se destaca também por suas Cachoeiras e Belas montanhas, ideal para a pratica de Esportes Radicais.
HISTÓRIA DA CIDADE
Antigo distrito do município de Tamanduá, atual Itapecerica, São Francisco de Paula teve sua primeira igreja construída na histórica Picada de Goiás, sendo considerada filial da matriz de Tamanduá, pela Provisão de 17 de setembro de 1766. Em 1846, foi incorporado ao município de Oliveira. Terá sua denominação alterada para Jacareguaí, em 1923. No ano seguinte, passa a chamar-se São Francisco de Oliveira e, em 1962, quando é elevado à categoria de município, recebe o nome de Venceslau Brás. Finalmente, adota a sua antiga denominação de São Francisco de Paula em 1976. São Francisco de Paula é cidade do interior onde os antigos valores da família mineira se misturam com a modernidade. Nesta comunidade ainda existe respeito pelo ser humano, sinceridade e simplicidade nas pessoas. Por ser uma cidade pequena, os indivíduos quando não são parentes são compadres e, quando não são nem um nem outro, são visitantes, chamados de “doutor”. Além do melhor café da região, a humildade das pessoas é o que há de mais importante. Esta é uma virtude que se manifesta em cada cidadão, no modo de falar e de agir.
Significado do Nome
Em 1950, o padre Alevatto, da cidade de Paola (Paula) na Itália, veio ao Brasil e esclareceu que por volta de 1720, missionário da ordem dos mínimos de São Francisco de Paula, estiveram no Brasil onde construíram igreja em louvor ao santo.
Aniversário da Cidade 6 de Outubro
Igreja: Nossa Senhora de Nazaré.
Espero que tenham gostado dos meus passeios!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]