segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

 

Profissão religiosa de Alfredo



Este fim de semana fui em Juiz de Fora para participar da primeira parte da ordenação de Alfredo sobrinho de minha cunhada Ivani.
Ele RECEBEU A PROFISSÃO RELIGIOSA DE FRATER NA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA.
Vou primeiro mostrar a cidade mineira de Juiz de Fora.
A história de Juiz de Fora confunde-se com a história do século XIX mineiro. Situada na Zona da Mata, suas origens remontam à abertura do Caminho Novo, estrada criada para o transporte do ouro no século XVIII. Diversos povoados surgiram, estimulados pelo movimento das tropas que ali transitavam rumo ao Rio de Janeiro. Em 1850, a Vila de Santo Antonio do Paraibuna é elevada à categoria de cidade e, quinze anos depois, ganha o nome de cidade do Juiz de Fora. Este curioso nome gera muitas dúvidas quanto à sua origem. O Juiz de Fora era um magistrado nomeado pela Coroa Portuguesa para atuar onde não havia juiz de direito.
A versão mais aceita pela historiografia admite que um desses magistrados hospedou- se por pouco tempo em uma fazenda da região, passando esta a ser conhecida como a Sesmaria do Juiz de Fora. Mais tarde, próximo a ela, surgiria o povoado.
A partir de 1850, Juiz de Fora passa a vivenciar um processo de grande desenvolvimento econômico proporcionado pela agricultura cafeeira que se expandia pela Zona da Mata Mineira, dando origem à formação de várias fazendas.
No século XIX, Juiz de Fora tornou-se um dinâmico centro econômico, político, social e cultural.Ganha um plano de demarcação e nivelamento de ruas, telégrafo, imprensa, banco, bondes. Houve a implantação de iluminação pública, que inicialmente era a gás e, depois, em 1889, elétrica.
Os ganhos obtidos com o café, associados às facilidades de transporte, energia e mão-de-obra, acrescida com a chegada de centenas de imigrantes italianos, possibilitaram um intenso desenvolvimento industrial, e a cidade passa a ser denominada "A Manchester Mineira". Os setores que mais se desenvolveram foram o da indústria têxtil e, em segundo lugar, o da produção de alimentos.
Juiz de Fora, no final do século XIX, possuía uma dinâmica vida cultural, representada pelos teatros, jornais, colégios e intensa atividade literária.Neste século, do Art Nouveau e Art Deco. Mais tarde, na década de 50 do nosso século, encontramos construções com concepções modernas, como as obras de Niemayer e os painéis de Di Cavalcanti e Portinari.

NESTA FOTO ESTÁ O FRATER ALFREDO E O PADRE LUCIO.
NA OUTRA FOTO OS LOCAIS POR ONDE ESTUDOU. NA PRIMEIRA FOTO MOSTRA A PROXIMA PARADA. EM BELO HORIZONTE FARÁ O CURSO DE TEOLOGIA NA FACULDADE DOS JESUITAS.
Alfredo dia 23 de Janeiro na igreja Nossa Senhora da Glória em Juiz de Fora fez os votos de pobreza, castidade e obediência através da congregação Redentorista fundada por Santo Afoso para evangelizar os pobres.
Parabenizo a seus pais Ismael e Marcia, que estão tendo a alegria de ter um flho seminarista . Daqui a três anos, iremos de novo em romaria para a sua ordenação.
É maravilhoso ter um filho que dedica a sua vida de jovem, aos pobres.
Vamos rezar para que persevere neste caminho e assim imite a vida de tantos santos e de nosso Jesus.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

 

Sobrinhas do coração: Clarice e Flávia


Estou ainda em Santo Antônio do Amparo.
Quero apresentar a vocês as sobrinhas de minha cunhada Ivani.
Clarice tem olhos claros e é filha de Marcia e Ismael
Flávia tem os olhos castanhos e é filha de Lili e Tiãozinho.
Ambas são belas como os pais e tem 17 anos.
Mas o que me cativa nestas jovens são suas qualidades: sabem agradecer, sabem cumprimentar, sabem despedir, sabem escutar os mais velhos, são simpáticas.
São minhas sobrinhas também porque aqui no interior as jovens ainda pedem a benção aos tios.
Eu quero abençoa-las.
Desde pequenas estão juntas mas agora pelo vestibular vão seguir destinos diferentes, porque penso que uma irá para Juiz de Fora e a outra para Ouro Preto.
Desejo a cada uma que procurem a felicidade.
Que seus namorados saibam a jóia que são.
Que saibam agradecer a cidade que nasceram e aos pais que souberam tão bem educa-las.
Que Santo Antônio de Pádua as abençoe e proteja.
Sigam seus caminhos do jeito que são: alegres e sempre primas irmãs.
Com muito carinho de sua tia Monica

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

 

Aniversário do Tobias



Estou em Santo Antônio do Amparo. Dia 16 de Janeiro foi aniversário do Tobias, meu sobrinho. Fez 14 anos.
Pediu para meu irmão fazer um churrasco aqui em casa com a presença de todos os tios. Pelo lado materno ele tem doze tios, mas foram dez porque dois estavam para a praia. Pelo lado paterno faltou só minha irmã Marilia que mora no Rio.
O interessante é que a piscina ficou cheia de crianças e ele recebia os presentes dentro dágua.
Foi um sábado delicioso, porque são pessoas agradáveis e muito divertidas.
Quanto ao Tobias!. Será que acabou a infância e começará a adolescencia? O importante é que é um menino de ouro. No Pitagoras onde estuda as professoras disseram que além de estudar com capricho, ajuda aos coleguinhas em dificuldade.
Não sei o que será profissionalmente, mas tudo indica que além de muito feliz é um menino que estima e quer bem aos colegas, fazendo de tudo para que possam como ele ter um futuro digno.
Nesta foto ele está com a tia Elisa.
Não havia ninguém com máquina fotografica, por isso não mostrarei a bela familia que minha cunhada tem.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

 

Minhas primas em Carmo da Mata


Eu estou lembrando como se fosse hoje desta foto.
Observem o sorriso de cada uma destas crianças. Elas tinham além da inocência a esperança de uma vida adulta cheia de magia .
Estas crianças que hoje são adultas são netas de minha tia e madrinha Zilá.
Íamos frequentemente visitar sua filha Wania que tem fazenda em Carmo da Mata.
Adriana já casada tem duas filhas Laurinha e...
Cintia tem uma filhinha linda.Liz é cópia da mamãe.
Rodrigo tem Rodriguinho e Eduarda.
Mas que pena! Fui em todos os casamentos mas só conheço a Liz de Cintia que mora em Santo Antônio do Amparo.
Os outros primos, apesar de querer a eles muito bem, estão distantes de nós.

Mas mesmo assim vou mostrar um pouquinho desta cidade mineira.
No séc. XVIII, a região onde se localizava a mata da Boa Vista, atual Carmo da Mata, era passagem obrigatória para Goiás, através da antiga Picada de Goiás. Em 1753, Inácio Afonso Bragança fixou-se no local, requerendo, da Coroa, uma sesmaria. Como a resposta ao seu requerimento deimorasse, sua esposa fez uma promessa à Senhora do Carmo e, no ano seguinte, a sesmaria lhe foi concedida. Assim, em cumprimento à promessa feita, Inácio Afonso solicita que o nome da capela ali existente passasse de Virgem do Carmo para Ermida da Mata da Senhora do Carmo. Com o crescimento do povoado, em 1842 é criado o distrito de Carmo da Mata da Ermida e, em 1884, é elevado a paróquia, tendo seu nome reduzido para Carmo da Mata, em 1890. O município de Carmo da Mata foi criado em 1938, desmembrando-se de Oliveira

Eu desejo que a vida de cada um destes primos continuem a ser só sorrisos e quando a tristeza bater, os filhos com suas peraltices e gracinhas possam deixar rastros que tornem a iluminar a vida de cada um.
Pena não poder ve-los crescer como vi seus pais . Mas agradeço aos pais Wania e Antonio Carlos, Meire e Ronaldo. Como aproveitei e adorava estar com eles nos passeios em suas casa em BH , em Guarapari e na fazenda em Carmo da Mata.
Eram sempre dias inesqueciveis.

sábado, 9 de janeiro de 2010

 

selinho recebido de Almira


Almira me ofereceu este selinho onde eu tenho que escrever três desejos para 2010.
1- Continuar tendo condições financeiras de viajar pelo Brasil e pelo mundo
2- Que meus sobrinhos que estarão fazendo vestibular sejam feliz na escolha que realizarem e que passem
3- Que cada um de nós que tantas vezes nos encontramos neste meio de comunicação tenha a felicidade estampada em suas vidas

Envio para Angela, porque de nós todas é para ela que DESEJO UM ANO SANTO E ABENÇOADO 2010 e que seu sofrimento passe rapidinho.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

 

Candeias por onde andou meu amigo sacerdote




Candeias é um municipio de Minas Gerais que tem 16.218 habitantes. Foi fundado em 1836. O nome candeias deve se as densas matas de candeias, árvores da região, que cobrem vários hectares de terra.
Já frequentei muito a Igreja Nossa Senhora das Candeias. Pade Edir, meu amigo foi pároco lá.
Nesta foto estão minhas amigas, Tonha e Josefa visitando esta pequenina cidade.
Participei de muitas missas e de duas ou três celebrações de sua padroeira. Depois que meu amigo voltou para sua terra Belém do Pará, a motivação acabou.
Fica próximo de Santo Antônio do Amparo. Qualquer dia vou lá dá uma olhadinha naquelas pessoas simples , mas gente muito boa.
Elas me alegravam muito. Havia moças, senhoras e muitos jovens que me encantavam com suas belas vozes participando nos corais.
Eram celebrações bem alegres!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

 




Nesta foto estão o Bispo diocesano de Oliveira, Dom Barroso e os padres: Padre Edir, Padre José Geraldo, padre Sebastião, padre Francisco, padre Aparecido e alguns ministros da Eucaristia: Salete, Alice,Francisca, Dr Josué, Jose Alves, Lucia, Telma, Sebastião, Nelson Rosa, Toninho e eu que também era ministra.Estavamos participando da celebração da primeira Eucaristia em Santo Antônio do Amparo
Na outra foto padre Nilson e as crianças da primeira eucaristia sendo realizada na comunidade rural São Francisco de Assis.
Coloquei este assunto em homenagem aos padres dos quais convivi.
Em comemoração aos 150 anos da morte de S. João Maria Vianney, o Papa Bento XVI proclamou o ano Sacerdotal até Junho de 2010
São João Maria Vianney nasceu em Lion( França) em 1786. Depois de superar muitas dificuldades pessoais no seminário foi ordenado sacerdote e incubido de assumir a paróquia de Ars , em 1818. Lá ele promoveu admiravelmente a vida cristã. Através dos sacramentos da penitência pode atrair várias pessoas:peregrinos vindos de todas as partes que o procuravam para se confessar. É o patrono dos sacerdotes.
O tema escolhido para o ano sacerdotal é: Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote.
A igreja pede aos fiéis para rezarem com os padres e por seus padres, especialmente neste ano.
Inumeras vezes pedi a benção para estes sacerdotes. Alguns já estão no céu e outros estão realizando atividades em diversas cidades como sacerdotes.
A todos eles, seminaristas, diáconos, aoss padres que passaram pela minha vida desde aquele que me batizou até o que estará comigo em minhas confissões e comunhões.
A todos o meu agradecimento porque são eles que me dão força através da sagrada comunhão e nas proclamaçoes da palavra.
Hoje frequento a paroquia Rainha da Paz em BH, mas meu coração ainda é da paroquia de Santo Antonio de Pádua.
A padre Lucio também agradeço a reforma da Igreja Ele conseguiu que ela ficasse mais bela por causa da sua liderança e dedicação ao povo amparense.
Parabéns para a população que cooperou com este serviço de fraternidade e de melhoria na parte fisica deste magnifico santuario.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]