segunda-feira, 25 de outubro de 2010

 

Percorrendo a Fazenda São João e sua história e algumas leituras

Na fazenda São João, no municipio de Araxá , moravam vovó Zezé e vovô Tobias, pais de minha avó Zica, mãe de mamãe.
Contam que era muito bem construída . Naquele tempo , coisa rara, luz elétrica, telefone e água encanada.
Li os anos 40 de Rachel Jardim e coloco a parte que mais gostei:
O que mudou agora, não é o que está fora de nós, é o que está dentro. Não olho mais para o céu, as árvores, e as montanhas com a mesma intensidade como a esperar alguma resposta. Resposta não há. Não pintou meu retrato, mas o dele pintou se em mim. Não faz mal. O esquecimento ainda é memória. Passou a vida rompendo cadeias.Mas se “mesmo tudo não é nada...”

Em 1918 meus bisavós vovó Zezé e vovô Tobias. Ele faleceu muito novo deixando vovó com sete filhos.
Também aproveito para contar sobre o livro Inventário do Inútil por Elias José:
Acho que passou o tempo de protestar e virá para nós um tempo de construir. Aprendi que caminho nenhum é diferente, todos acabam num mesmo lugar. E se a gente não colocar uma razão, um calor no que fazer. Não há possibilidade de vitória. Assim sem enfeites confio e espero: qualquer caminho terminará em minha porta.

Vovó Zezé, do jeitinho que me lembro dela. Era minha madrinha de crisma. Naquela época em 1958 podia crismar e batizar ainda nenê.
E por fim li Recordações do Escrivão Isaías Caminha por Lima Barreto
Eu era uma árvore cuja raiz não encontra mais terra em que apóie e donde tire vida , era como um molusco ,que perde a concha protetora e que se vê a toda hora esmagada pela menor pressão. E de santo o que ele faz, é de sábio o que ele diz. Eu não tinha sabido arrancar da minha natureza, o grande homem que desejava ser: abatera me diante da sociedade, não soubera revelar me com força ,com vontade e grandeza
OBS: Espero que tenham gostado dos livros. Eu indico todos. Apesar de ser livros lidos por minhas irmãs na época do vestibular na década de oitenta. Mas quando queremos ,encontramos algumas belas lições de vida.

Comentários:
Que lindos trechos de livros permeados de tantas recordações de tua vida.Linda vovó Zezé!

Adorei, como sempre!

Que tua semana seja linda e tudo de bom,beijos,chica
 
Monica!
Quero te agradecer por sua visita no blog!
Estais sempre por lá comentando!
Muito obrigada!
Uma boa semana!
Bjsss
 
Mônica, que fazenda linda não? Imagina morar num lugar tão bonito. Como eram privilegiados. Vovó zezé era linda e vovô Tobias tb. Eu tb lembro dela exatamente assim: cheia de ruguinhas e velhinha. Ela morreu com quantos anos? Pergunta a mamãe. beijos
 
Lindas lembranças! tive o prazer de conhecer apenas meu avô paterno, sinto falta dos carinhos de vó, quem conviveu ou convive com as suas não as esquece jamais!
Um beijo minha querida Quinquinha (olha só a intimidade.
 
Oi mônica! que lindas lembranças!

e me parece umlugar tão bonito! agradeço o carinho de sempre ;)

um bjãO
 
Preciosos recuerdos que nos compartes,
muchas gracias amiga!
 
Vc é 10 mesmo, escreve coisas lindas que nos fazem ficar pensando...Adorei as fotos de SAA, muitos lugares ali eu conheço também!Um dia vou fazer um blog só de fatos assim!Um abraço e obrigada pelo carinho de sempre!
 
Um bom post, Mónica!
Parabéns!

beijo :)
 
Obrigado por me levar nesse passeio tão gostoso!
Felicidade sempre!
 
como é bom ver a vovó Zezé num blog de minha filha Mônica, sua neta e afilhada.
É sinal que tive muitas oportunidades de falar sobre ela. Seu gosto pelas plantas, num jardim lindo na fazenda, pelos seus trabalhos manuais, e pelo carinho com todos que a cercavam.
Vovò Zezé, nunca sai do meu coração.
Maria Alice
 
Olá Moniquinha

Recebi seu livro hj no inicio da tarde....adorei o recadinho dentro do envelope, muito obrigada pelo carinho e pelos beijinhos q sua mãe mandou pra mim, estou mandando outro para as duas!!

Comecei ler as primeiras páginas, achei a história interessante e o q mais gostei do livro são as páginas amareladas, adoro livro assim pois não me cansa a leitura.

Depois fotografo o livro e divulgo no blog.
Um fato curioso não sou casada oficialmente, mas moro junto com o meu noivo a dois anos.
Por enquanto a familia é eu, ele e nossa cachorrinha.

Beijinhos
 
Oi Monica, mandei o que vc pediu para o seu email tá!
Obrigada pelo carinho sempre!
Adorei ler essa história tão bonita!
Bjs....
 
Muito bondoso de sua parte compartir com a gente suas lindas recordações do passado! Que vida feliz! Sobre leituras, gostaria de te indicar "O Amanuense Belmiro", de Ciro dos Anjos ou Cyro dos Anjos. E tb "Luzia-homem", de José Olympo.
 
Moniquinha!!! Aqui estou, fugida de madrugada para dar-lhe um beijo, dizer que adorei as fotos antigas (você sabe o meu "fraco" por fotos antigas, não é?) e perguntar-lhe se ainda nada lhe chegou por correio... Muitos beijos da amiga, Deia.
 
Como é bom recordar....
Como é bom quando temos uma vózinha neh, a sua bisa tem o rosto bem tranquilo, igual era da minha vozinha que eu amava muito.
Os trechos dos livros são lindos, eu tenho mania no meu orkut de colocar uma foto e embaixo um trecho ou frase de algum livro.

E sobre o esmalte...claro que pode Moniquinha, só que antes tem que mostrar aqui pra nós como ficou.

bjokas
 
Como sempre lindas lembranças e inesquecíveis, né?! É só vir aqui para viajar com você!

beijos
 
Lisa N..
O Amanuense Belmiro", de Ciro dos Anjos eu acho que tenho. Vou procurar. Já li "Luzia-homem", de José Olympo.
Mas pode ir me indicando porque assim que terminar de ler a biblioteca do tempo de nosso segundo grau e faculdade , pois trouxe lá de casa ,vou ler os novos.
Muito obrigada pelas sugestões e até mais.
com carinho MOnica
 
Sempre aprendemos coisas com uma leitura, Mônica. Nem que seja apenas uma palavra nova. Vc bem sabe disso, é professora. :)

E este blog aqui, hein?
Seu blog tem gosto de café com leite quentinho e bolo de fubá, comidos no sítio, numa tarde qualquer.
Adoro!

Gostei muito das citações dos livros, principalmente o da Raquel Jardim.

Seu e-mail eu respondo ainda hoje.

Beijo, minha linda!
 
Moniquinha, querida amiga!
Estas tuas viagens ao passado e historias sao simplesmente lindas!
Apaixonantes!
Beijos, flores e muitos sorrisos!
 
Olá amiga

Belíssimas essas lições de vida. Parabéns por suas palavras.

Bjo
 
Ola doce Monica!

Que gostosa viagem fiz aqui com vc nessa fazendo!Deu uma saudade da vovó que ha tempo se foi!

Achei lindo isso sabia?
"Aprendi que caminho nenhum é diferente, todos acabam num mesmo lugar..."
"E se a gente não colocar uma razão, um calor no que fazer. Não há possibilidade de vitória."

E eu aprendo muito,sempre que venho aqui lhe ver!

Beijos querida!
Até mais!
 
Não sei se é impressão, mas vejo semelhança entre seu bisavô e algum sobrinho que vc já mostrou em foto. Sua bisavó também lembra algumas mulheres da sua família. Que fotos bonitas. a vovó Zezé parece uma senhora muito bondosa.
Se não quiser não tome leite de cavalo, não. rsrs Nem eu tomaria. Eu só tomei porque estava fermentado e é uma bebida tradicional da Mongólia. Foi servido pelos nossos anfitriões e achei educado beber.

bj
elisa
 
Outra boa pedida é o primeiro romance de Graciliano Ramos, "Caetés". O livro ilustra tão bem a vida nas cidades interiorinas, antes da chegada da TV... ai como me lembro da minha avó ouvindo novela no rádio todas as noites, enqto ela e minha tia faziam um trabalho manual. Que nostalgia gostoso seu canto me desperta!
 
Monica, o São João continua lindo...
por dentro, por fora, por seus donos, seus colonos, Argenita, a Fazenda Velha.....
Lugar mágico...Saudades de minha infância...
Abraço.
Ivo de Avila
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]