segunda-feira, 31 de agosto de 2009

 

Manaus a Capital do Amazonas

A cidade de Manaus é a capital do amazonas. É a porta de entrada para a floresta pela região Norte do amazonas. É considerada um polo turistico ecologico marcante.
É interessante visitar o Teatro Amazonas, Parque Ponta Negra, Parque Municipal, Jardim Botânico, Baneários, Praia de Tupé, Praia Ponta negra, e o Festival Folclorico de Paritins.
Conhecer e comprar na zona Franca de Manaus, que completa a economia do estado e modifica o modo de vida dos habitantes.

Em 1986 mamãe, meu irmão Homero e Papai foram conhecer esta maravilha.
Enquanto isto eu estudava em Belo Horizonte frequentando na Católica o curso de Estudos Sociais.
Esta foto mostra a Praia Ponta Negra. Nela estão Joaquim um moço amparense que trabalhava no Banco Real em Manaus, além de mamãe e Homero
 Nesta foto além de meus pais e meu irmão estavam os outros amigos que viajavam com eles: Dr Edson e Cristina. Eles ficaram hospedados no Hotel Tropical




Quando meus pais chegaram em Santo Antônio do Amparo, mamãe percebeu que não tinha comprado nada. Papai telefonou para Joaquim, que comprou um aparelho de jantar inglês e um faqueiro dourado e outro prateado.
Mamãe tem maior xodó com estas louças, porque se não fosse a bondade do papai ela não teria estas peças tão belas.
Este é um dos poucos passeios que papai fez levando só um de seus filhos. E o premiado foi Homero.


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

 

Papa João Paulo II em Belo Horizonte- 1980

Em 1980, eu tinha 21 anos. Já morava em Belo Horizonte. No dia Primeiro de Julho, meus primos vieram de diversas cidades: Araxá, Santo Antônio do Amparo, Varginha e Ibiá. Todos em peregrinação para ver o Papa.

Mais de doim milhoes de pessoas saíram as ruas para festejar a chegada de João Paulo II. Um dos momentos mais marcantes foi a saudação do povo: Viva o Papa, viva João de Deus.
E eu estava na praça. Minha tia mora no Mangabeiras. Fizemos um acampamento em sua casa.
O Papa em resposta aos jovens dise: Vocês podem olhar as montanhas atrás e dizer belo horizonte. Vocês podem olhar a cidade a frente e dizer belo horizonte. Mas sobretudo, quando se olhar para vocês, se deve dizer: Que Belo Horizonte!
E é com imenso carinho e emoção , lembro que junto com toda a minha familia, a totalidade de irmãos da mamãe, estiveram presente neste dia, consagrado. Quantas graças recebemos!
Hoje quero homenagear aos meus amigos do blog e pedir a este Papa que está no céu, para curar aos doentes. A todos que convivem comigo neste blog. Aos meus amiguinhos. Não vou citar o nome. Mas Jesus que cura e conforta a nós todos, iluminai os médicos e curai os meus amigos que necessitam.
Agradeço a Deus porque sei que existe a misericordia de Deus e o dom da cura . Que Ele faça acontecer ,com meus amigos ,que necessitam desta benção especial.


Papai que também está no céu foi quem tirou estas fotos, tão antigas. Mas que deixou recordações intensas em nossos corações e em nossas mentes.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

 

Algumas igrejas onde fiz minhas orações

Estou ficando uma temporada com minha irmã Andrea e mamãe. Amanhã festejaremos a Nossa Senhora Rainha . Aqui em Belo Horizonte é a minha paróquia. É onde vou para rezar. É uma paroquia que tem um poder de cativar os jovens e os velhos. Tem muitas atividades para os pobres , porque realiza obras sociais com êxito..Os Padres Alexandre e Padre Dalmo são excelentes formadores de cristãos.
Frequentei muito a Igreja de Santa Terezinha do Menino Jesus. Era hospede de meu irmão que morava perto desta igrejinha tão simples e tão alegre.Mamãe sempre foi muito devota desta santinha que é a doutora da Evangelização sem nunca ter saído do convento. Padre Damasio cativa pela maravilha de homilia.
Morei muitos anos em Varginha. Na Igreja do Espirito Santo fiz muitas orações. Ainda nem tinha sido construída totalmente quando saí de lá para morar em Belo Horizonte.Ficou pronta em 1979.

A Igreja do Espirito Santo foi destruída em 1974. Disseram que foi porque a frente da igreja estava contrária ao crescimento da cidade. Padre Valmor Zucco e Padre Adilson eram os principais párocos da cidade. Não sabemos o que estava por trás desta tomada de decisão que desagrada muitos varginhenses atualmente. Porque esta igreja era unica na região, em arquitetura.



Aqui é uma celebração Eucaristica de uma formatura de direito. Mamãe estava presente como formanda depois de 20 anos terminou o curso que começou em Araxá, passou pelo Rio de Janeiro e terminou em Varginha. Mas nunca trabalhou. Os muitos filhos não lhe davam tempo.


Aqui é uma celebração de Páscoa. Estavam presentes: papai e meus avós maternos: vovó Zica e vovô Tonico. Também na igreja antiga de Varginha.


Estudei da 5a série ao terceiro ano de magistério no Colégio Santos Anjos. Foi nesta capela a missa de formatura. Nela fiz muitas promessas e novenas. Nesta foto estamos fazendo o juramento. Me lembro com muita clareza da imagem de Nossa senhora dos Anjos. Uma das imagens mais belas da mãe de Jesus.

Eu quiz de propósito colocar a foto do santuário de Santo Antonio de Pádua antiga. Ainda se rezava a missa de costas. Este pároco ficou muitos anos na cidade. Monsenhor Vicente Vilaça.
Outros vieram Padre Edir, Padre Nilson e Padfre Lucio recentemente.
Cada paroco deu uma contribuição para o povo amparense.

E em Araxá ,além de mim, muitas vezes mamãe , meus tios, meus avós também foram na Matriz de São Domingos para fazer suas orações, confessar, comungar e casar!
Veja ! Eu também fiz de proposito. Naquela época mostrava a igreja e o paróco, mas o fotografo não revelou!
As flores que vemos na foto não foram as flores que vieram de Belo Horizonte. O avião por causa da chuva não desceu em Araxá. E mamãe entrou na igreja com um missal e não com o bouquê.
Era 29 de janeiro de 1958.











quarta-feira, 19 de agosto de 2009

 

Pescarias do papai

Papai passeava anualmente para pescar com os sobrinhos e amigos. Vejam como era a saída! Levavam homens com todas as habilidades.Uns sabiam cozinhar, outros sabiam pescar muito bem, outros tocavam violão. E outros simplesmente iam para descansar.
Pescavam em diversos lugares deste Brasil. No rio Araguaia, era um deles.E em Pirapora era outro.
Vejam papai ,meu primo Ronaldo e um dos amigos da pescaria! Mostravam com orgulho o peixão.

Os primos contam até hoje que papai por roncar muito alto, tinha que ser colocado em uma barraca bem distante dos outros. E brincavam que mamãe era uma santa!

Mas vejam ele!
A alegria de estar neste passeio só para homens era muito bom para nós seus filhos que o viam chegar com este sorriso, dando gargalhadas e contando as novidades!
Mamãe o recebia toda feliz, sabendo que papai descansou e trouxe peixes para a Tonha fazer.



sábado, 15 de agosto de 2009

 

Passeios nas cachoeiras de Minas Gerais

Quando ainda morava e estudava Estudos Sociais em Belo Horizonte fui com meu irmão Homero, Andrea e Marilia passear em Milho Verde. Porque minha irmã Elisa fazia odontologia em Diamantina. Também estava neste passeio Maurilio colega e amigo de Elisa.
Conhecemos Milho Verde ,um lugar perfeito para quem quer sombra e água fresca, como nós que estavámos em férias escolares. O lugar belíssimo, mas muito perigoso. Estavamos apreciando a beleza da cachoeira quando tropecei e caí. Fiquei parecendo como uma macaquinha pendurada no precípicio, mas Maurilio me salvou. Apesar disto ainda ficamos na cidade para ver as músicas e serenatas que aconteciam na localidade. E tomar uma pinguinha porque ninguem é de ferro ! Bebemos para diminuir o susto que foi grande.
Também muitas vezes frequentavámos a cachoeira da Fazenda Lajinha. Lá era muito tranquilo. Faziamos piquenique e nadávamos com muita alegria porque ali não tinha perigo.


Mas a cachoeira que mais aproveitavamos foi na Fazenda Cachoeira. Lá muitas vezes brincavámos em suas águas geladas, mas sem perigo e com muita animação.


Aqui estão as nossas visitas: amigas que seriam futuras fisioterapeutas. Hoje moram fora do Brasil. Tetê e irmãzinha . Se verem as fotos não fiquem aborrecidas! ~E só porque a saudade está muito grande! É uma forma de dizer olá, garotas do meu Brasil!



sexta-feira, 14 de agosto de 2009

 

Perdões Minas Gerais

Esta cidade tem uma estação ferroviária no meio do municipio. Desde 1896 os trens de ferro são vistos diariamente pelos seus moradores. Hoje RFFSA não existe passageiros, só levam mercadorias.

A capela do Bom Jesus de Perdões ao redor do qual se formou o arraial dos Perdões foi edificado por iniciativa do alferes Portugues Romão Fagundes do Amaral.
Nos fins de semana a praça da matriz fica repleta de jovens.
Na Igreja do Rosário aconteceu o batizado de minha afilhada Fernanda filha de Rosangela e Edmir. O padre que a batizou é hoje bispo da diocese de Oliveira Dom Miguel.
Nesta foto está toda a familia de Rosangela e Edmir. Mamãe e eu sempre lembramos desta data com alegria.
Continuamos a pedir ao Senhor Bom Jesus e a Mãe Santissima que abençoe o povo desta terra tão querida.

Em Perdões além dos meus compadres Edmir e Rosangela, tenho outros amigos. Muitas vezes fizemos cursos nas escolas estaduais. Éramos muito bem recebidas.
Papai, gostava de ir para Perdoes, só para visitar o Nelsão . Um companheiro de trabalho que sabe muito bem tocar violão e fazer um delicioso churrasco.
O padre Vanir, Pároco desta cidade embeleza suas missas com a facilidade para fazer maravilhas na homilia. E é o nosso coordenador diocesano da catequese!
Não deixem de passar em Perdões, quem estiver viajando de Belo Horizonte para São Paulo.
E uma cidade encantadora!



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

 

Abaetetuba cidade Natal de Padre Edir- Pará

Os padres jesuítas através do padre alemão Aluisio Pfel catequisou a tribo dos índios abaetés dando inicio a esta comunidade. Em 1773 a construção da capela de Nossa senhora da Conceição estava sendo realizada.
Padre Edir assistiu a primeira celebração Eucaristica aqui e foi nesta Igreja que aceitou ser padre catolico.
Em Setembro acontece a festividade de Nossa Senhora da Conceição em homenagem a padroeira da cidade com procissão no dia 8 de dezembro.
Em Junho comemora se a festa de Nossa senhorado Perpetuo Socorro, com as novenas, arraial, procissão além do concurso das bonecas, meninas vestidas de bonecas, desfilam pela cidade.
Na quadra junina acontece um concurso que supera os limites da dança junina expandindo para o exterior, suas danças e musicas folclóricas. A cidade cresceu as margens do Rio Maratuíra um dos afluentes do Rio Tocantis.
A cachaça de Abaetetuba imortalizada nos versos de Ruy Barato ao cantar, só de lembrar da marvada me lembrei de Abaeté, me fez lembrar o motivo do padre Edir gostar de uma pinguinha.
E eu pensava que ele tinha aprendido com as nossas Minas Gerais, por causa do frio. Ele me enganou direitinho!
Meise, irmã do Padre Edir, Lucia e eu saboreando um delicioso coco da região.
Em setembro acontece a homenagem de Nossa Senhora de Nazaré onde é encenada peças teatrais de carater religioso.
Seu povo é alegre, hospitaleiro e apaixonado pela sua terra. Por isso os filhos ilustres Dias Paes e Geovani lembram desta terra com amor! E o amor pela sua terra fez Padr Edir retornar aao Pará.

Salomão que ajudou padre Edir a dirigir. Foi um grande homem, trabalhador. Faleceu repentinamente ainda jovem e forte.
No carnaval são os micaretas o grande destaque do carnaval Abaetetubense. Em janeiro realizam a Tiração de Reis, folclore regional de muita beleza!.



Fomos para Abaetetuba em uma grande barca. Chegamos lá fomos visitar seus tios já velhinhos. Foi a primeira vez que assisti a uma unção dos enfermos. Eles moravam nestas casas chamadas Palafitas. A água foi comprada na cidade. E o banho era realizado no rio. E o banheiro? Era em uma casinha no mato. A pobreza era demais. Muito diferente das Palafitas da Argentina.
Mas eu amei esta viagem. Participar da celebração Eucaristica todos os dias com a presença de um sacerdote entre nós, nunca mais vou conseguir ter este privilégio.
A missa mais bonita que assisti foi neste lugar tão simples e tão maravilhoso!
Tenho saudades! Peço a Deus por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré padroeira do Pará que nos proteja e no guarde.
Padre Edir, assim como o Papa João paulo II não os esqueceremos jamais!Estão no reino dos céus protegendo esta Terra e e este País.





quarta-feira, 12 de agosto de 2009

 

São Caetano de Odivelas Pará

São Caetano de Odivelas nasceu pela presença de missionários da Companhia de Jesus durante a época Colonial na região do rio Mozuim. No primeiro domingo de agosto acontece o Cirio de São Caetano da Divina Providência com arraias e leilões.
Padre Edir me levou para conhecer esta cidade que foi a sua primeira diocese.
Aprendi que é uma região rica de cultura. O boi de Máscara, único em todo o Brasil. Destacando também o boi Tinga, o alce e o Caribu. Existem também as comemorações para os pássaros.

Sua devoção a São Caetano, fez com que muitas danças do folclore fosse ralizado nas terras mineiras.
Destacou que a cidade tem uma tradição feita por jovens artistas na Paixão de Cristo realizada em Abril, na Semana Santa.

A professora da cidade, padre Edir,Meise sua irmã e eu aproveitamos bem este pequeno lugarejo.
Realiza por lá o festival dos Carangueijos , no mês de dezembro. Com danças folcloricas como o carimbó, fazem do lugar uma atração turistica de primeira qualidade.
No artesanato aproveitam a Castanha do Pará para produção de porta jóias e cinzeiros.
É um municipio de solo de mangues nas embocaduras do rio Mozuim que segue em direção ao norte e desagua no Atlantico banhando a sede do municipio.
Acontece em agosto o Festival da Pescada amarela na comunidade rural de Boa Vista.
Foi neste local que comi o mais gostoso dos caranguejos, feito por uma moradora nascida e criada por ali..
Um dia quero retornar e rezar no tumulo do Padre Edir. Ele está sepultado na igreja de São Caetano. A sua ultima diocese.
A sua benção Padre Edir com a intercessão de São Caetano.!





segunda-feira, 10 de agosto de 2009

 

Belém do Pará- Terra do Padre Edir Negão de Lima

Em 199o viajei com Lucia, Fatinha, Salomão e Padre Edir para conhecer sua terra: Belém do Pará. Gastamos dois dias de carro e uma noite.
Este padre que já faleceu em 2001, teve por um curto tempo em Santo Antônio do Amparo, deixou saudades e muitas histórias.

Sua mãe tia Maroca, com as filhas e netas. Criou o filho padre Edir, na religião protestante e formou um sacerdote. Como foi? Uma promessa que fez para São Francisco de Assis que se sarasse de uma doença que teve na adolescência seria padre católico.
Esta cidade, batizada de Santa Maria de Belém do Grão Pará tem no Cirio a Festa da Fé, uma gigantesca procissão que acontece no segundo domingo de outubro. Não fui nesta época porque viajamos em janeiro. Mas conheci e assisti a algumas celebrações na Catedral de Belém. Participei de outras celebrações, na Basilica Santuário de Nazaré que é sempre visitada por devotos da Virgem de Nazaré e pelos amantes da arte. Foi lá que adquiri uma imagem . Até o ano pasado ficava me acompanhando pelas escolas que trabalhei. E quebrou! Fiquei muito triste, mas breve vou adquirir outra.
Foi em Belém que aconteceu a Cabanagem, revolta popular mais autêntica da história do Brasil.

Fui com os familiares de padre Edir conhecer as ilhas de Mosqueiro, banhada pela baía do Marajó. As praias do Mosqueiro sofrem a influência das marés e por isso possuem ondas, mesmo sendo praia de rio.Predominam chalés antigos que dão um aspecto de bucolismo e tranquilidade ao lugar.
Mercado de Ver o peso: são encontrados peixes, carnes, frutas e legumes regionais, além de artigos religiosos e ervas medicinais. Foi lá que vi de pertinho e experimentei o tacacá, açaí, bacuri, tucumá, graviola, uxi,taperabá ou cajá, e castanha do Pará.
Em sua casa saboreamos Pato no Tucupi feito pelo padre que apreciava cozinhar.
Muitos lugares não conheço, mas quero registrar o que aprendi. Existem por lá:1- Complexo Feliz Luzitânia: museus, restaurantes, lazer. 2-Igreja de Santo Alexandre com seus belos jardins externos. 3- Complexo Ver o rio. Espaço cultural em praça publica ás margens da Baía do Guajará e barracas de comida tipicas. 4- Estação das Docas: contemplar a baía do Guajará e tomar delicioso sorvete de frutas regionais 5- Jardim Botânico da Amazonas: Bosque Rodrigues Alves. Possui viveiro de pássaros e animais em extinção, orquideas, anuário e passeio fluvial em canoas, 6- Mercado de São Bras- Lojas de artesanato paraense 7- Parque da residência do governador do Pará, Hoje orquidário com uma sorveteria no antigo vagão de trem.
O rtmo envolvente na terra do carimbó com seus trajes coloridos, sons fortes traduzindo as raças que compõem a origem do Pará: negros, portugueses e índios. Suas danças: carimbó, Marujada, Siriá e Xote Bragantino foi levado pelo padre Edir e pelo sacristão Tolosa. Hoje casado com uma amparense Tolosa deixa a marca do Pará em nossas Quadrilhas nas festas juninas de Minas Gerais. Que todo ano repete a tradicional dança folclorica dos Paraenses.



sexta-feira, 7 de agosto de 2009

 

Objetos antigos

Este armário ficava na Fazenda Guariroba. Sabe para que servia?
Para colocar as vassouras, rodos e outos materiais
E por enquanto guarda os santinho de minha irmã Andrea.
Ela quer fazer outra porta poara ele, mais sofisticada.
Nesta mesinha, minha tia Terezinha além de fazer suas orações recorda que cada objeto que está ali tem uma história diferente para ser contada.

Esta penteadeira é da Andrea. Ficava no quarto dela e de Marilia em Varginha.
Muitas vezes utilizamos para nos arrumarmos antes das festinhas e dos passeios.
São partes de lugares por onde passamos, visitamos e moramos. Tem valor muito grande para nós que o utilizamos. Mas devemos valorizar os momentos. Estes sim ficarão eternamente conosco. Os móveis são passageiros e podem ser reformados e utilizados por outras pessoas.





quinta-feira, 6 de agosto de 2009

 

Sejam sempre bem vindos!

Em santo Antônio do Amparo recebi a visita de um casal muito simpático. Raquel e Edgar.

Veja que criança linda! Isabela aproveitou bem todos os passeios, principalmente na Fazenda Cachoeira

Gustavo adorou andar á cavalo, só não sabia que pegar carrapatos estaria também no programa!

Tiago o sobrinho de Raquel aproveitou muito. Foi na exposição. Chegou as 3 horas da manha mesmo tendo só quatorze anos.
Mas é um jovem tranquilo e talentoso. E também mostrou que está pronto para ter experiências a todo instante.
Não deram trabalho. A dona de casa que é fajuta. A verdadeira dona da casa ( mamae) manda mesmo estando ausente.
Gostamos das visitas. Elas são o motivo de ainda morarmos nesta pequenina cidade.

 

Selinho recebido de Sandra


Sandra Obrigada pelo selinho!
Tenho que escrever cinco coisas que eu gostaria que desaparecesse no mundo
1-Miséria
2- Inveja
3-Doenças
4-Violência
5-Injustiça
Repasso para todos que queiram colocá-lo no seu blog
Tenha um dia lindo como mostra nos seus blogs.

 

Rancho de Rosangela e Edmir

Este rancho é onde mora meus compadres: Rosangela e Edmir.
Ele cuida do leite e das vacas. Ela além de cuidar da casa, ser professora de pré escolar ainda faz manteiga, queijo e muitas merendas como ela diz.
Veja que paraíso o lugar onde mora!
Nenhuma das filhas quiseram tirar retrato. Mas a sua vizinha sim. Rosangela é muito jovem e bonita. Mas a máquina não a ajudou.


Sempre estarei passeando por lá. Conservar as amigas reais é muito mais dificil do que as virtuais.


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

 

Receitas de minha amiga Rosangela

Fui visitar minha amiga Rosangela em sua Fazenda. Ela é uma eximia dona de casa. Faz tudo do bom e do melhor.
Almoçamos um delicioso Frango caipira e depois as três horas veja o que saboreamos:Bolinho de Chuva e Pastel de Angu.
As irmãs de minha cunhada já fizeram e ficaram bem gostosas.


Pastel de Angu

1 litro de água
meio copo de leite
meio de oléo
1 colher rasa de sal
1 cubinho de knor de galinha

Coloque para ferver todos os ingredientes
Em uma bacia misture 400g de trigo bem rasa e 600g de fubá.
Misture bem e despeje na panela de água fervente com os ingredientes acima e faça o angu.
Deixe cozinhar um pouco mexendo com colher de pau.
Despeje este angu quente e duro em uma vasilha com meio copo de polvilho azedo.
Misture e reserve, deixe descansar!
Recheio variados:
carne moída com batata
Bacalhau
Frango com catupiry

Faça as capas na mão.
Abrir a massa na mão com capas de 1 cm de espessura.
Recheie a gosto, feche apertando o buraquinho, fazendo curvinhas.
Fritar com óleo bem quente.




Bolinho de chuva
1 ovo
1 colherinha de chá de sal
1 copo de leite
meio quilo de farinha
1 xicara de chá de açucar
Engrossa com farinha de trigo e fermento
Até dá consistencia fazer as bolinhas em oléo quente e fritar
Assar no açucar refinado com canela


Eu estou na casa de meu irmão Renato. Foi Afranio que tirou as fotos para mim.
Amanha vou mostrar a Fazenda onde mora esta minha amiga que é uma companheirona.
Passeia comigo , nas férias, porque é professora, e dirige meu carrinho pelas estradas do Sul de Minas.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]