segunda-feira, 15 de junho de 2009

 

E. E. da Fazenda Boa Esperança

Trabalhei de julho de 1991 até 2000 como diretora, coordenadora e professora nesta Escola Estadual da Fazenda Boa Esperança.
Comecei com 100 alunos. Desde o pré escolar de 4 anos até a 4a. série. E tinhamos também alunos de Suplencia.
Os anos foram passando e os fazendeiros já não tinham tantos empregados como em 1991.
Os pais foram mudando para uma comunidade rural ali por perto Fagundes ou para a propria cidade de santo Antônio do Amparo.
Em 2000 os alunos foram transferidos para a Escola Municipal do Fagundes e eu fui transferida para outra escola rural estadual.
A festa principal era a comemoração do dia do padroeiro da comunidade Rural : São Francisco de Assis. Tinha barraquinha e procissão. Era uma época de muita união e amizade.
Nesta escola aprendi bastante com minhas colegas professoras. Foram tantas que passaram por lá: Rosimeire, Caissara ( era inspetora) Edson ( secretário), Rosilda, Maria Helena ( supervisora) Joana Darc ( ficou comigo até o término da escola) Tonha, Ligia, Zefa, Valéria Roberta, Maria Aparecida, Santa, Maria de Lourdes e outras que não me recordo.
Tantos projetos : visita na cidade, Confecção de Pipas, aniversários,comemoraçoes dia do professor e dia das crianças, reuniões de pais, festas juninas,formaturas,Higiene bucal, Contos e recontos, palestras, confecções de murais e muitas fotos.
A prefeitura ajudava reformando a escola, enviando trabalhadores.
Íamos sempre a Campo Belo para participarmos de reuniões e encontros com Elzimar , Vaninha , Neide eToninho que também eram diretores. Nossa primeira Inspetora era Dona Sonia, minha primeira professora. Com ela aprendi muitas coisas como profissional e para a minha vida.


Este era o meu meio de transporte. Com ele colocava os alunos que moravam na beirada da estrada e levava para a escola, porque naquela época não havia transporte da prefeitura nem do governo estadual.
As crianças iam á pé para a escola.
Muitas vezes os paraninfos e padrinhos das crianças de 4a série, suplencia e pré eram os fazendeiros da redondeza. Jaqueline e Adriano, Rosa e Hélio, Rosangela e Edmir, Renato e Ivani, Rolando e Aparecida. Ou então pais dos alunos.
As cantineiras Da. Aparecida, Tita, Helena e tantas outras que pela memória não recordo seus nomes. Mas estão no meu coração.
Hoje muitas pessoas de minha convivência, alunos, pais, profissionais não estão conosco. Estão no céu. E peço que São Francisco de Assis continue a abençoar e a proteger este lugar que já não é mais comunidade, porque a maioria residem na cidade. Mas continua sendo um pedacinho do céu para mim. Tenho por lá amigos muito queridos , meus compadres e afilhados.




Agradeço a Deus por ter me abençoado em me colocar exatamente no lugar que me valorizavam como professora e amiga. E peço que continue a proteger a estas crianças que hoje são adultos ,nas escolhas que fizeram em suas vidas.


Comentários:
Monica ,se esse fusca falasse ,,,rs ...Graças a ele vc pode levar muitas crianças pra escola ,ne ??
 
Que bonito seu post para essas pessoas que passaram por sua vida! Com certeza cada um fez diferenca na vida do outro ai... eles na sua e vc na deles. Quando crianca eu participei de algumas festas rurais, e bacana ver a alegria do pessoal numa festinha da igreja. Sao Francisco de Assis e o padroeiro da igreja que eu frequentei ate os 15 anos. Eu cantava no coral e tbm fiz eucaristia na igreja, as musicas e historia de Sao Francisco e muito linda!

bjks
 
Moniquinha, és uma pessoa muito especial, abençoada e querida. Que linda e rica história de vida você tem, és um exemplo de amor.
Desejo que tenhas uma linda semana
é bom estar de volta!!
 
Olá!
Estou passando para conhecer seu blog um pouco mais.
E também para desejar uma boa semana, cheia de coisas maravilhosas.
Beijos.
Fique com Deus.
 
Eu levava meus alunos achando tão bom!. E nunca furou o pneu apesar da estrada ser de chão.
Com carinho Monica
 
Ai que coisa boa, imagino a festa que era vc e seus alunos no seu fusquinha...Meu pai tinha um e muitas vezes quando era pequena me escondia atrás do banco e só aparecia quando sabia que ele já estava longe de casa, ele era taxista, o jeito era voltar pra me deixar em casa.

Beijão e boa semana pra vc!!
 
Oi, Mônica!
Lembrei-me de você neste feriado.
Viajei para Guapé e passei por Santo Antônio do Amparo, sua terra.
Um beijo grande,
Suas histórias sempre me emocionam,
Talita.
 
Olá,
Fiquei emocionada com sua história, é mesmo mta perseverança que torna uma pessoa feliz e move outras tantas. Seus alunos sempre se lembrarão da professora Mônica que além de ensiná-los ainda dava carona. Você fez a diferença para eles, cumpriu sua parte com dedicação, carinho e amor. Parabéns. Que festa linda da sua cidade.
Obrigada pela visita,
Bjs
 
Aiii Monica , que lindo esse post !!! Emocionante ... Muuuito obrigada queriida pelos parabéns !!! Ah! Adorei saber dessa história de oitava , hehehe ...
Bjo grande *
 
A Claudinha me fez lembrar de uma história verdadeira.
Eu ganhei o fusca do papai porque eu trabalhava muito longe de casa.Era uma creche distante uma meia hora ou mais a pé. Em Santo Antonio não existe transporte municipal.
O meu irmão Homero foi o encarregado de me ensinar a dirigir. Ele me levava, eu dirigindo e ele ao lado.Um dia ele viu um doidinho na frente do carro alguns quilometros e ficou falando sem parar. Olha o Dadá, Olha o Dadá. Quando cheguei bem perto ao invés de frear eu acelerei de tão nervosa. Ainda bem que o Dadá pulou pro passeio. Quando chegou em casa Homero contou pro papai que ficou bravo foi com ele porque era Homero que estava me ensinando.
Anos mais tarde, ele estava dormindo debaixo de um caminhão. O motorista não o viu e passou pro cima.
De vez em quando mando celebrar missa para ele. Mas não fui eu que o matei. Eu nem o machuquei.
Depois eu conto outras verdadeiras histórinhas do meu fusca.
Com carinho Monica
 
Oi, Mônica!!
Mandei um e-mail p vc!
Vc viu??
Beijão!
 
Que história mais linda, cheia de amor, emocionante, pq o modo como conta, mostra como essa história ainda é viva em seu coração e com certeza no coração das "crianças-adultas" que tiveram a sorte de ser seus alunos!
Amei :) Você é um exemplo!

Obrigada pelo carinho com meu filho!

bjks
 
Ser valorizada como professora é uma vitória mesmo!
Abraço
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]