quinta-feira, 28 de maio de 2009

 

Barreiro Grande Hotel de Ataxá MG

Este final de semana Mamãe e eu nos hospedamos no Grande Hotel de Araxá. Fomos porque ganhamos do programa Viação Cipó da Rede Minas, este sorteio. Mamãe por ser araxaense jamais teria oportunidade de conhece-lo. Porque temos diversos parentes. E é em suas casas que ficamos milhares de vezes.
Esta castelo ao lado de um lago onde primeiro se avista o sol é Araxá, cidade onde mamãe nasceu em 1931 e onde podemos conhecer um pequeno mundo maravilhoso.
O Barreiro está localizado a cinco Km de Araxá e foi formado por um vulcão extinto. As obras do Balneario foram iniciadas em 1937 pelo Governador Benedito Valadares e em 1944 é inaugurado pelo Presidente Getulio Vargas. Mamãe com 8 anos de idade conta que lembra ,porque foi com sua turma do Colégio São Domingos nesta festa. Disse que não esquece como o Presidente era baixinho.
O grande Hotel projetado por Luiz Signorelli com arquitetura italiana e estilo de Missões com vidros pisotados, marmore Carrara, lustres de Cristal e grandes salões de baile. Fizemos um passeio pelas dependencias do Hotel e constatamos a sua riqueza e suntuosidade. O Paisagismo foi de Burle Marx. Vimos em uma área árvores diferentes projetadas por ele.
Ao lado do Hotel estão as termas de Araxá com fonte radioativa e sulfurosa. Tomamos banho de Hidromassagem espumante e Pérola. Todos em banheiras com uma higienização perfeita. Foi cassino até 1946. Deitar e participar da energia da Mandela, é um momento único e individual. Sentir a beleza da jovem que não é cantora, mas tem uma bela voz e nos faz imaginar como seria o céu.
Fizemos limpeza de pele com lama. É refrescante, mas um pouco fedorenta.
Entrar na piscina emanatória de água mineral é entrar no mundo da tranquilidade.
Em 2001 o hotel foi reaberto e restaurado.Manteve a arquitetura e mobiliario dos anos 40.
Hoje o Ouro Minas proporciona para os turitas: caminhadas pela manhã. Ducha de cascata em frente a fonte Dona Beja que tem uma das águas mais deliciosas do planeta. Quando criança, passavamos férias na casa da vovó em Araxá. Aproveitamos muito o Barreiro e uma delas era tomar ducha. Me lembro de ser deliciosamente gelada e forte. Só os maiores poderiam participar.Ir no Mirante e avistar o Grande Hotel é deslumbrante.
Em Araxá também tem seus pontos turisticos:Museu Sacro ao lado da Igreja São Sebastião onde tia Rosa casou. Museu Calmom Barreto. Mamãe ganhou uma pintura que mostra minha bisavó Alice com 40 anos de idade. Foi feita por este famoso pintor araxaense. Ficarão encantadas com a Igreja Matriz de São Domingos. Foi lá que mamãe casou com papai em Janeiro de 1958. É linda porque foi neste local que minha história se iniciou. Conhecer o museu histórico de Dona Beja é entrar em um mundo que realidade e fantasia se misturam. Vale a pena!
Existe também trilhas de bicicleta. Não fizemos mas foi com tristeza que nos disseram que a mata da Cascatinha com a mina, Cachoeira e os diversos piqueniques que faziamos não é mais possivel de conhecer. Não existe mais Cachoeira. Que pena! Aproveitamos muitos aniversários dos primos araxenses neste local que era maravilhoso.
Também nos disseram que as plantas que ornamentavam a ruína do Hotel Rádio não existe É puro mato. Deve ser por causa da Ecologia. Mas fiquei muito aborecida.
Minha infância visitar o Barreiro era imperdivel ,passear pelo lago de caiaque e Pedalinho. Hoje as crianças continuam a fazer isto e também a participar do Arco e Flecha. Que mundo maravilhoso é o ser criança.
Ir em Araxá e não comprar doces deliciosos, sabonete preto, e artesanato. É como se não tivesse viajado. Comprem bastante para não arrepender depois.
E o passeio não terminou. Depois que saimos do Grande Hotel, continuamos a conviver com os meus tios. Almoçavamos cada dia em uma casa difrente. Foram verdadeiros banquetes. Uma continuação da culinária do Barreiro.
O aniversário de tia Bebete não poderia ter sido mais divertido e gostoso. E ainda tive tempo de dar uma arrumada no meu visual.
Araxá é tudo de bom.

Comentários:
Mônica, que delicia. Como vcs aproveitaram esse sorteio e os tios. Estou curiosa para ver vc no seu novo visual.
Beijinhos
 
Marilia
Não é novo visual. E porque pinteio cabelo em Araxá.
Com amor Monica
 
Copiei a História das termas:
1676 Foi Lourenço Castanho Jaques o destemido bandeirantes que por mais de meio seculo cruzou esta região, quem deu anoticia da existencia dos Araxas em 1726.
1676-Aldeiamento dos primeiros habitantes da região primeira poderosa tribo dos indios Araxas destruidos pelo capitão de Campo Inacio Correa de Pamplona de 1766
1734Num lugar a margem esquerda do Rio das velhas os primeiros desbravadores mineiros descobriram uma rica zona aurifera e ali fundaram o garimpo do desemboque em 1766
1746 destruição do quilombo kerigo tengo
homem do desemboque descobre as aguas em 1766
1814 famosa pelas suas qualidades. as aguas eram disputadas nos proprios bebedouros pelos ricos e numeros criadores de muitas leguas de distancia em 1870
em 1800a fama e a beleza de Dona beja venciam as distancias e traziam para Araxa admiradores residentes nas mais afastadas regioes do pais em 1890
em 1900 vencendo as dificuldades de primitos caminhos provindos dos centros distantes e populosos homens de quatro decadas aqui chegaram os primeiros banhistas em 1943
O pintor destes afrescos foi Roberto Burle Max e paisagista.
Só vendo de perto para ver tanta beleza
 
Monica querida:
Gracias por esta descripción que haces de tu paseo; se me ha antojado recorrer ese lugar, podría entenderte mejor con un traductor, no lo encontre. Puedes integrarlo a tu blog, lo encontrarás en google,
Un abrazo!
 
Môniquinha
que bom que retornaste para nós. Adorei os comentários que deixaste lá no meu espaço. Já estava com saudades de ti.
Que linda história sobre Araxá. Cada vez que leio você, tenho vontade de tomar um avião e partir para onde você sugeriu, aliás, ler você é uma forma muito gostosa de viajar. Um grande abraço e tenhas um lindo final de semana,bjos
 
Adoro o seu blog, cada vez que você escreve eu fico doida de vontade de viajar...Gosto de conhecer museus,adoro saber da historia de cada lugar que eu estou conhecendo,isso é muito bom até para nossa alma.
E sobre as cozinhas...quem me dera ter uma cozinha dessas, apenas só tenho planos de ter uma cozinha rústica de fazenda.

Beijão e bom final de semana!!
Ah qual será a próxima viagem?
 
Queridas amigas
Estou escrevendo para me distrair.
 
Mas agora escrevo para voces. Fico muito feliz quando vejo que leram o que escrevi.
 
Assim como ficava muito feliz quando lia as produçoes de meus alunos.
Obrigada pela oportunidade que estão me dando de continuar a ser feliz.
Com carinho Monica
 
Mônica querida,
Que vida vc dá a suas histórias, parece que me transporto para o lugar ao qual se refere, isso é talento.
Tenho viajado mto através de suas lindas histórias, continue, só assim posso imaginar cada lugar que vc descreve.
Deve ser um luxo esse hotel.
ótimo fim de semana e obrigada pela visita.
Bjs
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]