quarta-feira, 15 de abril de 2009

 

Santa Tereza -Rio de Janeiro


Hoje vou viajar pela Terra Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro. Quero homenagear minha irmã Marilia.
Escrever sobre ela e a cidade que adotou como residência, é dificil. Ela tem uma facilidade para escrever!. Herdou de mamãe.
Morou por muitos anos no bairro Santa Tereza, com tia Andreina e tio Pedro Moacir. Eram primos de papai, mas a gente sempre chamou de tios. Enquanto estudava Direito na Faculdade Santa Ursula, cuidava de tia Andreina. Como tem facilidade para diririgir, ia com tia Andreina em diversos lugares.
Depois de formada ainda morou com tia Andreina , Aluisio e a filha Bia até o falecimento de tia Andreina.
A casa de Santa Tereza é cheia de encantos . Padrinho Claudio que é quase da minha idade me proprcionou muitas alegrias.
Marilia morou depois com umas mocinhas que faziam faculdade no Bairro Tijuca. E continua morando na Tijuca com seu marido Marcelo.
Todas as vezes que fui ao Rio de janeiro, tive o privilegio de conhecer diversos lugares maravilhosos porque Marilia me levou. Corcovado, Pão de Açucar, Bondinho, Igrejas, Catedrais, Praias, Clube Costa Brava. Restaurantes deliciosos.
Papai dizia: A Marilia , eu deixo ir aonde ela quiser. Mas a Mônica não. Papai sabia que ela teve coragem para ir aos Estados Unidos, atravessar um país estranho sozinha. Mudar de profissão , pois já era formada em Relações Publicas. Morar em uma cidade maravilhosa, mas sem a familia por perto, principalmente a Andrea, que é sua irmã gêmea.
Mas o mais espetacular é que em toda a sua vida ela teve anjos da guarda que a protegessem: seus tios já falecidos: Andreina e Pedro Moacir, seus amigos do Rio: Patricia, Glorinha. Me desculpe as outras , que esqueci os nomes. E o ultimo anjo da guarda, seu marido Marcelo. Ele a faz feliz e isto é o que mais admiramos nele. Em todos os momentos tranquilizou Marilia principalmente quando fez transplante de cornea.
Por isso o Rio de janeiro com o Cristo abençoando cada pedacinho , Santa Tereza, Leme, onde papai morou, e Tijuca. Com todos os brasileiros que moram ali para serem felizes.

Comentários:
Monica, tem mimo pra vc na minha área, vai lá, bju
 
Está linda esta homenagem especial pra Marília!
até me deu saudades do Rio, tem tempo que não vou lá! Você como sempre, nos faz viajar pela memória e pela vontade de conhecer aqueles lugares ainda desconhecidos por nós! Um grande abraço pra você
 
Bom dia Mônica,
Que delícia de história, já pensou em se lançar pelo mundo da literatura? Sua sensibilidade e gratidão a td e a tds tornam vc uma alma especial, cheia de luz.
Pense nisso se ainda não pensou.
Ótimo dia,
bjs, Angela
 
Théa.
Eu fui e adorei.
Angela
Obrigada por ler estes textos simples, mas cheios de vida.
Com amizade Monica
 
Monica, quero te dizer que concordo com a Angela e acho que vc deveria lançar-se no mundo da literatura. Vc é que tem facilidade em escrever e não eu...
O Rio é tudo de bom mesmo e sou muito feliz em estar aqui. Adorei conviver com Tia Andreina e seus filhos. Foi ótimo. Mas na verdade a ajudei muito pouco. Ela tinha o Sr. Raimundo, lembra-se dele? Eu apenas dirigia para ela nos fins de semana. Seu texto me fez ficar com muitas saudades daquela casa de Sta. Teresa e principalmente da tia. Mas os tempos mudam e nossa vida é feita de fases. . Teve a minha fase de Varginha (que foi há muito,muito tempo....), a fase de Belo Horizonte, dos EUA, do Rio - com a tia Andréina, com minhas amigas estudantes, e agora com meu companheiro Marcelo. Cada uma no seu tempo com seus momentos bons e ruins. O importante é que estou realmente no lugar que escolhi para morar, nessa cidade maravilhosa com esse povo espetacular. Adoro aqui e tenho o maior prazer de dividir com vcs essa cidade. Por isso quando vcs estão me visitando gosto de levá-las em lugares diferentes. Papai fazia isso com a gente quando vínhamos ao Rio e tento fazer o mesmo com meus hóspedes. Vamos nos divertir muito na próxima semana. Obrigada pela homenagem.
 
Amo meus irmãos com amor intenso. Minha amiga Zilda dizia que não tinha nenhuma irmã que a amasse tanto , da maneira que demonstrava por vocês.
E fico toda feliz pelos mimos que me dão.
Eu adoro os meus alunos.Por eles eu perdia o sono. E agora que estou aqui em BH. Meus sonhos são tranquilos. Porque estou com voces. e posso passear pelas casas dos meus irmãos.
E ir no Rio de janeiro é levar o junto o papai nos passeios que me leva e que adoro.
Com muito amor Monica
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]