quinta-feira, 30 de abril de 2009

 

Meus vizinhos da esquerda-


A história dos meus vizinhos da esquerda virou assunto da minha dissertação.
Eu os conheci assim que me casei, eles me despertaram curiosidade, fui indagando e recompondo pedaço por pedaço sua história. Viviam os três irmãos todos já de meia idade e solteiros. Como eram diferentes as duas senhoras, uma mais velha, alegre e comunicativa. Não gostava de que se referisse a ela com o tratamento senhora . Dizia ser cerimonioso . Muitas vezes conversando com ela e por força do hábito a tratava assim. Era seriamente repreendida e ficava meio constrangida.Era vaidosa, gostava de se aprontar, sempre a via sair do salão de beleza que ficava nas proximidades. Vinha alegre e parecia mais jovial no seu penteado armadinho e com laquê. Contou me alguém da familia que não se casara por opção e não apresentava traços de arrependimento.Otima tricoteira exibia seu talento mostrando seu trabalho com orgulho. A outra, irmã mais nova era mais reservada, falava pausadamente e queixava se muito dos ataques que sofria de bronquite e dizia que quando passava temporada em Belo Horizonte suas crises diminuiam.O irmão mais moço também comunicativo, mas nunca fiquei sabendo se sua solidão foi por acaso ou por opção. As duas senhoras eram muito católicas e frequentavam a igreja. Quando tinham festa , a vizinhança presenciava seus preparativos . Colhiam flores para enfeitar os altares da igreja , comentando com as pessoas os festejos. Era a época em que a gente notava maior entusiasmo e a mais nova não se esquecia de seu visual. Eu via toda animada e feliz. Até que há uns dois anos a minha vizinha caiu doente e acabou falecendo e parece que com ela faleceu também um pouco dos festejos da Igreja. Passado pouco tempo a outra irmã foi vitima fatal de um desastre automobilistico, quando de uma viagem em visita a santa de sua devoção . Ficando assim apenas o irmão mais moço, que já não é o mesmo de antes, ficou mais calado e quase não fica em casa. A minha rua também já não é a mesma desde que as minhas vizinhas se foram. As procissões , a festa do padroeiro perderam um pouco de seu encanto com a ausência de minhas amigas...
OBS: ESTE TEXTO É DE MINHA AMIGA SUELI CAMPIDELI FONSECA. ELA ESCREVEU EM MARÇO DE 1991, PARA HOMENAGEAR MINHAS TIAS ARMINDA , CLARICE E JOSÉ OSWALDO
HOJE SUELI CONTINUA MORANDO NA MESMA RUA QUE MEUS TIOS MORAVAM.TODOS FALECIDOS.
SEU MARIDO, DONO DA FARMÁCIA, UMA DAS 1AS DE SANTO ANTONIO, BINHA, TAMBÉM JÁ FALECIDO.
Depois vou escrever do meu jeito sobre eles.

Comentários:
Vou querer saber direitinho esta hitória dos seus tios.
Beijos e divirta-se no feriadão!!
 
Olá Mônica,
Que bom que vai passear mais um pouco, né? Aproveite bem seu passeio e divirta-se.
Obrigada pela visita,
Bjs!
 
Hum, que pena. Que solidão, esse que ficou por último. Que fim levou?

Bjs

PS - Boa viagem para ti, vá e volte cheia de histórias para contar.
 
OI QUERIDA, E AÍ.. JÁ VOLTOU?
MELHOROU DA GRIPE? ESPERO QUE SIM.
AVISA QDO CHEGAR! BEIJIM
 
oi querida, estamos com saudades de seus posts. Veja se arruma um cp para escrever.
beijos
 
Moniquinha,
Você tem a alma bela. Vou pedir um milagre pra sua santinha. eu acredito que o papai do Céu coloca essas almas bondosas pra nos socorrer. Olhe adoro essas histórias...
Parabéns pelo blog, sou seguidora.
 
Olá Mônica,
Que alegria tê-la de volta! Deve ter sido lindo a coroação. Enfeito o altar de Nossa Senhora nesse mês e depois no dia 12/11, cada ano invento algo diferente com mto carinho, respeito e fé.
Obrigada pela visita e comentário, vc é uma querida, estava com saudade.
Bjs
 
Já estava fazendo falta,beijos
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]