quinta-feira, 2 de abril de 2009

 

Guarapari


O que esta cidade representa para mim? Ela é o simbolo de férias. Por muitos anos desde 1966 íamos para Guarapari. Cada época de um jeito.
Uma vez fomos os meus tios de Araxá com todos os primos e ficamos em diversas casas. Nesta época Andrea, tinha 5 anos e perdeu na praia. Tio Arnaldo achou e foi só alegria.
Outras vezes ficávamos , no principio era uma casa, depois em um amplo apartamento do tio Nelson.Este tio maravilhoso emprestou diversas vezes este apartamento para aproveitarmos as férias na praia.
Também ficávamos na Praia do Morro, apartamento de minha prima Vania e Antônio Carlos. Papai alugou por muito tempo . Houve um ano que ficamos 30 dias inteirinhos. Eu já não aguentava peixe, camarão, bacalhau.Queríamos era bife.
A Tonha ia sempre conosco. Ela fazia comidas deliciosas e nunca experimentou camarão, pois detesta até hoje.
Papai fazia uns combinados. Nós podiamos, por dia ,comer três coisas na praia. Também pudera éramos seis filhos.
E papai ficava tomando cerveja e comia todas as coisas que vendiam: espetinho de camarão, pastéis, bolinho de mandioca, bolinho de camarão, camarão frito, e outros frutos do amr. Ostra ( ele procurava alguém para competir quem comia mais). Eu nunca experimentei.
Também íamos a um restaurante tipico da cidade para saborear a Torta Capixaba. E era um dos melhores passeios.
E os passeios? De barco, de lancha, na linguiça. Tudo o que tinhamos direito na época.
E passeávamos indo á Vitória, Vila Velha, Cariacica, Itapemirim, Anchieta. Uma vez fomos conhecer Alegre a cidade que vovô Tonico nasceu e demos uma passadinha em Cachoeira do Itapemirim porque eu queria ver a casa do Roberto Carlos.
E as compras? Papai deixava a mamãe comprar o que ela quisesse. Uma vez fomos na fabrica de linho e de Cambraia.
Há muito tempo que não vou á Guarapari.
De todas as cidades é a que mais me lembra papai, poque ele amava o mar e as praias Capixaba.
Foi por suas estradas que aprendíamos Geografia com papai e mamãe. Eles iam ensinando desde Santo Antonio do Amparo até chegarmos lá.
Era muito bom aprender com eles. E aprendiamos a conviver e a ter mais afinidade com os meus irmãos Renato, Homero, Elisa, Andrea, Marilia. E com os primos: Mauricio, Miriam, Lili, José Marcio, Helsinho, Max, e Marcos.
Foram tempos inesqueciveis.

Comentários:
Engraçado como cada um tem uma lembrança diferente mesmo fazendo as mesmas viagens. Lembro muito das nossas idas em Guarapari, da casquinha de siri que comíamos perto do apto. do Tio Nelson. Lembra? uma delícia. Ãpesar da gente só poder pedir 3 coisas éramos tão felizes. Acho que até era mais gostoso as três coisas que escolhíamos. Engraçado, não me lembrava que ele gostava de ostra. Só me lembro do tio Tobias que adorava, mas o papai me esqueci completamente.
Realmente foram ótimas férias em Guarapari
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]