sábado, 28 de março de 2009

 

Araxá.


Araxá é a terra Natal de mamãe.É onde se avista o sol primeiro. Para mim é sinal de férias, de feriado. De encontro de familia. De tudo de bom porque lá continua sendo a casa da vovó Zica e do vovô Tonico. Mesmo depois de tanto tempo que se foram.
E saber da história de mamae: que ela estudou no Colégio São Domingos, enquanto meus tios no Colégio Dom Bosco.
E tão bom ter sido a neta mais velha e a primeira bisbeta da vovó Zezé.
E tão bom ter sido acarinhada pelo tio Arnaldo, que me chamou primeiro de Quinquinha, depois chamou sua filha , minha prima, Lulude.
Tia Wania ficou no seu lugar, para fazer todas aminhas vontades, mas ela já tinha um lugar especial no meu coração. Pelas inumeras vezez que me dava a sopinha dos gemeos, quando nasceram. Ainda continua sendo a sopinha de criança mais gostosa que já comi.
Ela tem um dom maravilhoso na cozinha.
Tia Lourdinha tem habilidades únicas: bordar e costurar. Já fez para minhas tias , quando moça, vestidos lindos , para mim e minhas irmãs. E agora está fazendo para sua neta Ana Cecilia, umas teteia de pura arte.
Tia Bebete, nunca se esqueceu de mim em suas viagens. Tenho inumeros presentes que me deu. Mamae conta que seu enxoval, tia Bebete bordou muito e que fez um lindo vestido de renda para mim.
Tio José Orlando e tia Viviane me deram um presentão: a minha primeira afilhada de batismo: Tatiana. Um amor de menina. Tenho orgulho por ter sido privilegiada em te-la como afilhada.
Adoro a alegria de tia Viviane . Ela é 10.
Tia Rosa é uma tia especial, pois foi com ela que fui no meu primeiro baile em Araxá com ela e Petronio.
Era uma bondade acompanha-los no Clube Araxá e no cinema. Hoje é a minha companheira de passeios pelos primos em Araxá. E com ela que peço: me leve ali, me leve ali. E passeio até.
E o meu tio( que mais amo). Os outros não vão ficar triste. Eu só não fico na sua casa porque tenho um compromisso com tio Arnaldo que está no céu.
Eu o amo porque papai o hipnotizava , para ficar mais inteligente do que as outras crianças. Eu o amo porque mamae contava que ia pro Rio de Janeiro passear e não amassava a revistinha para trocar duas por uma novinha.
Eu o amo porque me faz rir, quando me contou que me deixou cair no corrego da fazenda quando eu tinha 5 anos. Ele e tia Rosa. E ficaram esperando eu enxugar para não levar uma bronca.
Eu o amo porque se não tivesse ele para amá-lo o que seria de mim? Simplesmente eu o amo. E junto dele está tia Yara. Ela é a tia que sempre quiz. Também realiza trabalhos manuais com perfeição. E é minha amiga tia.
Das primas vou dizer depois.
Mas não me abandone tia Wania. O meu primeiro amor por muitos anos foi o tio Arnaldo. E por muito tempo ele me amou mais do que as outras sobrinhas.
Mas Deus o levou e eu precisava de um substituto para ser meu pai, meu amigo. Mas o que ele fazia ninguem nunca fez: ficar horas me esperando na rodoviaria pra que eu jamais pegasse taxi. E ficar horas me levando por todo Araxá, para fazer compras e para que eu fosse no barreiro passear e comer cachorro quente.
E por tudo isto que amo esta terra abençoada por Dona Beja e por ter naquele cemitério muito harborizado meus antepassados. E por ter meus parentes, tios, primos e primas, a quem amo com toda força do meu pensamento e do meu coração.

Comentários:
Muito lindo o que escreveu !!Araxá é realmente muiot gostoso e todos nos tratam com muito carinho,só temos lembranças boas de lá .
 
Mônica,
Araxá é realmente um lugar inesquecivel para nós, não pela cidade em si, mas pelas lembranças que ela representa para nós e pelos que lá estão: nossos tios e primos queridos.
 
Mônica, ainda não tive o prazer de conhecer Araxá. Você escreve de uma forma tão gostosa de ler, que dá vontade da gente de ir pra Araxá no próximo fim de semana!! Já pensou em ser guia turística?
Beijosss e uma linda semana pra você
 
Lisa
E por que estou escrevendo por onde eu andei.
Mas é verdade Araxá é como Minas gerais quem te conhece não esquece jamais.
Mamae e eu vamos dia 21 de maio, porque ela de tanto telefonar ganhou uma passagem para ficar hospedada no Grande Hotel de Araxá.
Por ser de lá, jamais ficamos no Hotel, só iamos tomar banho nas termas e passear por lá, que fica alguns quilometros da cidade.
Agora vamos curtir Araxá como turita pasando um fim de semana lá.
Vá daí e vamos nos encontrar lá. Voce não vai arrepender.
Com amizade Monica
 
Aproveitem o passeio 'como turistas' e curtam tudo o que tenham direito no hotel e na cidade do coração de vocês. Afinal, VOCÊS MERECEM SER FELIZES!!! Beijos no coração
LISA NUNES
 
Monica,
Esqueci de agradecer-te pelo convite que você me deixou pra eu ir te visitar.Claro que um dia vou aí, mas não sei quando. Gosto muito de Minas e do jeito amoroso de ser das pessoas da tua terra! Você é muito especial, bem como a Marília e a Andrea, sua mãe deve ser também muito especial!! e com certeza, será muito divertido estarmos juntas - quando isso acontecer. Mais um abraço pra você
 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]